Como prevenir lesão de pele relacionadas ao uso de EPI em tempos de Covid 19?

A Sobest lançou um conjunto de estratégias de prevenção de lesões de pele relacionadas ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

O enfrentamento à pandemia do Covid-19 vem deixando marcas nos profissionais de saúde, não somente psicológicas, como também físicas. Visando minimizar o impacto destas na vida dos profissionais já tão sobrecarregados, a Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest) em conjunto com o Grupo de Pesquisas em Estomaterapia: estomas, feridas agudas e crônicas e incontinência urinária e anal da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (GPET-EEUSP) lançou um conjunto de estratégias de prevenção de lesões de pele relacionadas ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI) em profissionais de saúde.

A Organização Mundial da Saúde preconiza atualmente que todos os profissionais em contato direto com pacientes devam manter precaução de contato e gotículas. Isso inclui uso de máscaras cirúrgicas, óculos ou “face shield”, capote de mangas compridas e luvas. Para procedimentos com potencial dispersão de aerossol, tais como intubação, ventilação não invasiva, traqueostomia, RCP, dentre outros, a OMS preconiza ainda o uso de máscaras N95/FFP2 em substituição à máscara cirúrgica.

Apesar de imprescindível, o uso de EPI assim como a higienização constante das mãos podem predispor o profissional de saúde às lesões de pele. Se faz assim fundamental o cuidado para a manutenção da integridade da pele.

Manual para prevenção de lesões de pele

As seguintes medidas são listadas no manual acima citado:

  1. Realizar a lavagem das mãos.
  2. Higienizar a pele com sabonete líquido com pH levemente acidificado a neutro (compatível com a pele).
  3. Hidratar a pele diariamente, especialmente as mãos e o rosto, com produtos cosméticos com composição balanceada de umectantes e substâncias de hidratação ativa, de rápida absorção e secagem. Para o rosto, é importante a escolha de produtos que não impeçam a fixação de adesivos utilizados como interface para proteção da pele e não prejudiquem o posicionamento correto na máscara e óculos de proteção.
  4. Proteger a pele na área de fixação de máscara e óculos, quando utilizados por um longo período, especialmente nas regiões demonstradas a seguir ou onde se identifiquem forças de pressão, fricção e cisalhamento, garantindo o correto ajuste da máscara e óculos ao rosto.
Reprodução: Ramalho AO, et. al. São Paulo: GPET, SOBEST, 2020.
  1. Programar minutos de alívio de pressão estabelecendo períodos de retirada da máscara e óculos, no mínimo a cada 2 horas, evitando a contaminação das mãos ao manipular as camadas externas desses EPIs.
  2. Inspecionar a pele após uso dos EPIs e atentar aos sinais e sintomas: dor, prurido, hiperemia, ressecamento, flictena e lesões.
  3. Tratar, proteger e evitar o uso de máscara e óculos de proteção sobre áreas de lesões de pele, eczema ou hiperemia.

Leia também: Máscaras cirúrgicas são eficazes no controle da disseminação do novo coronavírus?

Além das recomendações relacionadas aos cuidados com a pele, o manual ainda cita medidas de autocuidado e preservação da saúde mental para profissionais de saúde. Neste momento é necessário prevenir e tratar das feridas físicas, mas é imprescindível cuidar das feridas da alma.

O texto acima visa apenas trazer de forma resumida os pontos principais tratados no manual. Para maior interesse na temática recomendamos sua leitura na íntegra e acesso ao material de apoio disponível no app Nursebook.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.