Como profissionais de saúde podem evitar reproduzir a LGBTIA+fobia?

Grupo de trabalho da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) lançou a cartilha “Mitos e Verdades sobre Saúde da População LGBTIA+”.

Em comemoração pelo mês da visibilidade LGBTIA+ (População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Mulheres Transexuais e Homens Trans, Pessoas Intersexo e Assexuais), em junho de 2020, o Grupo de Trabalho de Gênero, Sexualidade, Diversidade e Direitos da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) lançou a cartilha “Mitos e Verdades sobre Saúde da População LGBTIA+”, abordando questões sobre esse grupo populacional, levantadas por profissionais de saúde em encontros promovidos pelo grupo.

Como profissionais de saúde podem evitar reproduzir a LGBTIA+fobia?

Realidade

Entre os diversos “mitos e verdades’ abordados no documento, encontram-se os relacionados à LGBTIA+fobia institucional, referente a formas de funcionamento e de atendimento por unidades e profissionais de saúde que apresentam-se de maneira discriminatória. A população LGBTIA+ possui maior risco de desenvolver problemas de saúde, quando comparada à população geral, justamente devido à estigmatização que sofrem e à LGBTIA+fobia. Dessa forma, é essencial que médicos e outros profissionais de saúde saibam reconhecer e evitar os padrões LGBTIA+fóbicos que muitas vezes podem permear suas práticas.

Leia também: A importante discussão sobre a saúde mental no público LGBTQ+

Como agir?

Em primeiro lugar, é importante compreender que estar “bem intencionado” pode não bastar para evitar a reprodução da LGBTIA+fobia. A construção individual a respeito de gênero e sexualidade é de origem social e, consequentemente influenciada por padrões que, historicamente, se moldaram em contextos heteronormativos. Por isso, esse processo deve superar apenas a “boa intenção” e alcançar níveis de reflexão crítica individual, de forma a se atentar aos preconceitos que carregamos de forma consciente ou inconsciente.

Da mesma maneira, os mesmos padrões sociais e históricos heteronormativos e discriminatórios podem influenciar a reprodução da LGBTIA+fobia inclusive por parte de profissionais de saúde que são LGBTIA+. O grau de influência do meio e de seus padrões nas pessoas é diferente, mas precisa ser percebido, refletido e trabalhado por cada um.

Além disso, é muito significante o reconhecimento de que a discriminação possui importante impacto sobre a saúde da população LGBTIA+. Índices de depressão em pessoas desse grupo em lugares onde não é permitido o casamento entre pessoas do mesmo sexo, por exemplo, é maior do que naquelas em locais onde é. A própria decisão, por parte do paciente, de não relatar sua orientação sexual em consulta por medo de ser mal atendido, por exemplo, traz estresse e exacerba problemas de saúde já existentes.

Saiba mais: Comunidade LGBTQ+: Cuidados paliativos e acesso à saúde

Além do básico

As características do acesso da população LGBTIA+ às unidades de saúde também devem ser avaliadas. Estratégias comuns de aumento de acesso a consultas, utilizadas em unidades de Atenção Primária, na maioria das vezes, não serão suficientes para garantir a procura dessas pessoas por cuidado em saúde. Isso ocorre pois comumente elas se deparam com ações ou ambientes discriminatórios nas unidades de saúde. Nesse sentido, é importante a realização de atividades de educação permanente com os profissionais da unidade, inclusive administrativos, limpeza, etc. Desse modo, garantindo o respeito aos direitos dessa população no cuidado de sua saúde. A utilização do nome social de pacientes transexuais, por exemplo, por parte dos funcionários da unidade, bem como nos registros clínicos e prontuários, é um bom exemplo prático a esse respeito.

Whitebook

Mensagem final

Boa parte dos contatos com serviços de saúde e consultas ainda se caracterizam por dificuldades de comunicação entre profissionais e a população LGBTIA+. Esse entrave é apenas mais entre os quais esse grupo populacional é submetido, aumentando sua vulnerabilidade e problemas de saúde, como o sofrimento mental. Portanto, os médicos e profissionais de saúde, que possuem a missão de cuidar de seus pacientes, têm a obrigação de manterem-se sempre atentos a não reproduzir qualquer tipo de preconceito, prezando pela saúde e garantindo o bom cuidado a todos eles, sem discriminação.

Referências bibliográficas:

  • Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Mitos e Verdades sobre Saúde da População LGBTIA+. Cartilha 1 da Coleção Saúde LGBTIA+. Grupo de Trabalho de Gênero, Sexualidade, Diversidade e Direitos da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Junho de 2020

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.