Como reduzir infecções em sítio cirúrgico de cesariana?

Após iniciativa de qualidade orientada para residentes usando um pacote cirúrgico, observou-se diminuição nas infecções por cirurgia cesariana. Confira os resultados do estudo

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Foi publicado recentemente um estudo quase experimental, pré-intervenção e pós-intervenção de mulheres submetidas a parto cesáreo a partir de 23 semanas de gestação entre janeiro de 2015 e junho de 2018 em um único centro de atendimento terciário.

Foi implementado um pacote cirúrgico baseado em evidências, dirigido a residentes, excluindo mulheres que foram submetidas a cesariana de emergência ou corioamnionite.

O pacote incluiu antibióticos profiláticos de rotina (cefazolina e azitromicina), preparação da pele com solução de clorexidina degermante e alcoólico, uso de tricótomo elétrico em vez de navalha, limpeza vaginal com iodopovidona, remoção da placenta pela tração do cordão umbilical, síntese do tecido subcutâneo se espessura da ferida maior que 2 cm, síntese da pele, remoção do curativo entre 24 e 48 horas e uso de sabão de clorexidina no pós-operatório.

Leia mais: Parto normal após uma cesárea é seguro em gestações gemelares?

O desfecho primário foi infecções do sítio cirúrgico (infecções incisionais superficiais e profundas) que ocorreram até seis semanas após o parto. Os resultados foram comparados entre o período de pré-implementação (janeiro de 2015 a agosto de 2016) e o período de pós-implementação (dezembro de 2016 a junho de 2018).

No total, 1.624 gestantes foram submetidas a parto cesáreo na pré-implementação e 1.523 pós-implementação, respectivamente; 1.100 mulheres no período de pós-implementação foram equiparadas a 1.100 mulheres no período de pré-implementação.

A taxa de infecções do sítio cirúrgico na coorte foi significativamente menor no período pós-implementação em comparação com o período pré-implementado (2,2% [33/1.523] vs 4,5% [73/1.624]; odds ratio [OR] 0,47 [95% IC 0,31-0,71]; P <0,001). Esta diminuição na taxa de infecções do sítio cirúrgico permaneceu estatisticamente significativa após o pareamento (1,9% [21/1,100] vs 4,1% [45/1,100]; OR 0,46 [0,27-0,77]; P <0,001).

Neste estudo foi possível concluir que após a implementação de uma iniciativa de qualidade orientada para residentes usando um pacote cirúrgico, observou-se uma diminuição significativa nas infecções por cirurgia cesariana.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Kawakita T, Iqbal SN, Landy HJ, Huang JC, Fries M. Reducing Cesarean Delivery Surgical Site Infections: A Resident-Driven Quality Initiative. Obstet Gynecol. United States; 2019 Jan;

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags