Como solicitar o exame adequado para pesquisa de arritmias cardíacas?

Arritmias cardíacas e sintomas correlatos representam um grande desafio diagnóstico. Esporádicas, fugazes, inespecíficas ou assintomáticas, muitas são as formas de apresentação.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Arritmias cardíacas e sintomas correlatos representam um grande desafio diagnóstico. Esporádicas, fugazes, inespecíficas ou mesmo assintomáticas, muitas são as formas de apresentação que podem dificultar sua elucidação.

Nos anos 80, o início da comercialização do Holter inaugurou uma nova era na investigação dos distúrbios do ritmo de coração. Sintomas em situações específicas, como palpitações assistindo TV, após almoço ou durante atividade física, quase impossíveis de serem flagrados com a realização de um eletrocardiograma em consultório médico, passaram a ser documentados e tratados. No entanto, o sistema Holter era limitado a 24h de duração e o problema continuava para elucidação dos e eventos menos frequentes.

A tecnologia avançou e, atualmente, dispomos de um grande arsenal para a investigação das arritmias. Holters contínuos, monitores de eventos externos e dispositivos implantáveis já são uma realidade no rol de exames que auxiliam na elucidação dos distúrbios do ritmo. Nesse sentido, a escolha do médico pelo método que melhor se adapte ao paciente é a chave para o correto diagnóstico. Devemos levar em consideração informações como a presença ou não de sintomas e a frequência dos eventos.

Mais do autor: ‘Como fazer um atestado médico? 5 dicas para ajudar nessa importante tarefa’

Abaixo, apresentamos exemplos de como escolher, e de que forma prescrever, o método mais eficaz de monitorização para cada paciente:

1) Eventos diários – Holter de 24h.
Exemplo: solicito Holter de 24h para investigação de palpitações ao deitar 

2) Eventos sintomáticos esporádicos (semanais, quinzenais ou mensais) – Monitores de eventos externo
Exemplo: solicito monitor de eventos externo por 15 dias para elucidações de lipotimias com frequência semanal

3) Eventos assintomáticos – Holter prolongado com tempo determinado pelo médico
Exemplo: indico Holter de 72h para pesquisa de taquicardia ventricular não sustentada em paciente com miocardiopatia hipertrófica ou Solicito Holter de 30 dias para a pesquisa de fibrilação atrial em paciente com história de AVC criptogênico

4) Eventos muito esporádicos (bimestrais, semestrais, anuais) – monitor de eventos implantáveis
Exemplo: solicito implante de monitor de eventos subcutâneo para o diagnóstico de síncope, com dois episódios nos últimos 6 meses

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades