Página Principal > Saúde & Tecnologia > Como a tecnologia pode ajudar o médico a se manter atualizado

Como a tecnologia pode ajudar o médico a se manter atualizado

A medicina é uma profissão onde se manter atualizado é extremamente necessário. Acompanhar as pesquisas, artigos científicos, inovações e novas diretrizes ou métodos de tratamento é um grande desafio. Mesmo que muitas plataformas já tentem reunir os profissionais e deem acesso a notícias ou revisões, como o próprio Portal PEBMED faz, a tendência é que as novidades cresçam cada vez mais em números.

A telemedicina tem sido a saída para diversos problemas na relação médico-paciente e nas dificuldades de pacientes que moram distante ou cujo tempo é restrito, mas também pode ser uma saída no compartilhamento de informações entre os médicos e outros profissionais de saúde.

O que mais chega perto, até o momento, de promover um grande compartilhamento, até mesmo com informações dos pacientes, é o Watson Health. O projeto, que já foi instalado em alguns lugares e está tentando chegar ao Brasil, tem como objetivo construir uma plataforma onde se possa manter online também as informações sobre tratamentos que deram certo para cada tipo de paciente, e englobar o mundo todo.

Veja também: ‘Telemedicina: adotar ou não essa prática?’

Por ser um sistema extremamente ambicioso e que necessita de uma conexão forte, além de uma grande segurança com as informações dos pacientes, talvez tentar começar por projetos pequenos seja uma solução. Mesmo que não chegue a todos, já existem sistemas online onde os profissionais conseguem tirar dúvidas com outros em alguns hospitais e clínicas pelo mundo. Outro tipo de sistema é o por especialidade, que mesmo sendo menor, pode englobar diversas partes do mundo, caso dê certo.

A Universidade do Texas, nos Estados Unidos, foi parceira em alguns projetos do tipo. Um exemplo é o MD Anderson’s Oncology Expert Advisor, desenvolvido pela mesma empresa que o Watson Health, a International Business Machines (IBM). A plataforma de big data com inteligência artificial reúne os médicos da MD Anderson Cancer Center e os pesquisadores, que compartilham informações que podem ser úteis no tratamento cada vez mais seguro e preciso do câncer.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Outro exemplo é o Project Diabetes Obesity Control (Projeto DOC), um sistema online compartilhado entre clínicas. O projeto criou também uma maneira de monitorar os pacientes com diabetes em suas casas, disponibilizando informações de pressão sanguínea e glicemia, e integrando essas informações ao sistema, dando acesso aos profissionais.

São diversos os projetos e sistemas criados para auxiliar a prática médica e os profissionais a se manterem atualizados. O que falta, além de uma internet com conexão mais forte e segura, é investimento para que essas inovações saiam de dentro de uma cidade ou estado e possam alcançar muitas outras partes do mundo.

Referência:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.