Leia mais:
Leia mais:
NOR-TEST 2 parte A: Ensaio clínico de fase 3 para avaliação de tenecteplase como terapia na fase aguda do AVC
IM/ACP 2022: confira as novidades do congresso
Você sabe identificar os tipos de afasia?
Como usar os mapas de perfusão cerebral no seu diagnóstico? [vídeo]
Os melhores avanços em pesquisas nas doenças cardiovasculares e AVC pela AHA em 2021

Como usar os mapas de perfusão cerebral no seu diagnóstico? [vídeo]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Neste episódio, a radiologista, Fernanda Rueda, criadora do canal “Neurorradio em Pauta”, revisa as principais aplicações dos mapas da sequência de perfusão nos estudos de ressonância magnética do crânio. A sequência de perfusão deve ser feita imediatamente junto com a administração do meio de contraste, o gadolínio, e permite avaliar a presença de neovasos, como nos casos dos tumores cerebrais, incluindo metástases ou gliomas primários, onde é possível classificá-los em alto grau por conta da presença da neovascularização, e também é útil na avaliação das áreas cerebrais em risco de infarto nos pacientes que estão no processo de isquemia cerebral, ou seja, no AVC isquêmico.

Confira esse e outros conteúdos do Neurorradio em pauta no youtube.

Mapas da perfusão

A sequência de perfusão pode ser analisada com os dados brutos, o que usualmente é feito por médicos radiologistas, mas a sua face mais conhecida são os mapas cerebrais coloridos gerados pelo pós processamento da sequência. Os mapas de CBV e CBF, que envolvem o volume sanguíneo cerebral e o fluxo sanguíneo respectivamente estão mais relacionados às avaliações tumorais, onde um CBV com área vermelha, mostra o que chamamos de perfusão quente e portanto relacionada a maior neovascularização, o que indica metástase ou glioma de alto grau. Já os mapas relacionados a tempo, como o MTT (tempo médio de passagem do contrate) ou TTP (tempo para o contraste atingir seu pico de concentração na área avaliada) estão mais relacionados ao AVC isquêmico, ou seja, quanto maior a área em que o TTP e o MTT estiverem com cor alterada em relação ao restante do cérebro, maior o tecido cerebral em risco para infartar. Vale lembrar que a sequência de perfusão deve ser olhada em conjunto com a sequência de difusão nos casos de AVC para que seja percebida a real área de risco de tecido cerebral a infartar.

Tópicos abordados no vídeo

  • Tipos de mapas cerebrais obtidos com a sequência de perfusão
  • Como usar cada mapa dependendo da indicação clínica
  • Como os mapas de perfusão auxiliam a chegada ao diagnóstico final
  • CBV, MTT e TTP como determinantes das condutas médicas
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.