Como a alimentação influencia na saúde da população brasileira?

Você tem interesse em contribuir para a saúde da população brasileira e participar da maior pesquisa sobre alimentação, saúde e proteção de doenças?

Você tem interesse em contribuir para a saúde da população brasileira e participar da maior pesquisa sobre alimentação, saúde e proteção de doenças como o câncer, diabetes, dislipidemia, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e obesidade? Então continue lendo que vou te contar como!

A influência do padrão alimentar sobre o bem-estar, o risco ou proteção contra doenças é um assunto amplamente discutido entre os profissionais da área da saúde, redes sociais, mídia televisiva, impressa e nas rádios. Você já deve ter orientado algum paciente/cliente a ter cautela no consumo de hambúrguer, cachorro-quente dentre outros fast-food, por entender que esses alimentos aumentam o risco de hipertensão arterial e obesidade certo?!

Leia também: Água alterada no Rio de Janeiro: enfermagem no cuidado à saúde

Além dessa recomendação, é muito provável que em algum momento você também tenha orientado a adoção de uma alimentação saudável, como adjuvante na proteção de doenças crônicas, não é mesmo?! Pois é, normalmente, essas orientações são baseadas nas vastas pesquisas científicas que conseguem identificar tais relações e subsidiar nossa assistência.

Entretanto, a relação entre o consumo de fast-food e o maior risco de doenças cardiovasculares, por exemplo, baseia-se principalmente em pesquisas realizadas nos EUA. Assim como pesquisas realizadas em países europeus tem demonstrado uma relação benéfica entre a dieta mediterrânea e a proteção contra doenças cardiovasculares e diabetes. A saber, a dieta mediterrânea tem como principal característica o rico consumo de frutas, vegetais, cereais integrais, oleaginosas e utiliza o azeite de oliva como fonte principal de gordura.

Agora eu te pergunto, você conhece o padrão alimentar da população brasileira nas suas diferentes regiões?
E a relação entre esse padrão e os riscos à saúde e proteção contra as principais doenças crônicas que acometem a população brasileira?

É exatamente isso que o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP) estudará através do estudo NutriNetBrasil, uma pesquisa com o objetivo de identificar os padrões da alimentação de 200 milhões de pessoas nas diferentes regiões do país durante 10 anos. Essa pesquisa está sob a coordenação do Dr. Carlos Augusto Monteiro, Professor Titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP e Coordenador Científico do Nupens/USP.

Mais da autora: Feliz 2020: ano internacional da enfermeira e da parteira

A pesquisa conta ainda com a participação de pesquisadores de várias unidades da USP (Saúde Pública, Medicina, Instituto do Coração – InCor) e de outras importantes universidades e centros acadêmicos brasileiros (Unifesp, UFMG, UFRGS, UFPel), Fiocruz (Rio de Janeiro e Bahia) e Instituto Nacional do Câncer – Inca.

Mas porque durante tanto tempo e com tantas pessoas?

A complexa relação entre hábitos alimentar e influência na saúde só pode ser elucidada através de acompanhamento durante um longo período de tempo e com um grande número de pessoas. Ressalta-se ainda, que nós brasileiros temos hábitos alimentar diversos se compararmos as regiões e entre a população de outros países, por isso, a nossa participação é de suma importante.

Além de ser gratuito, os benefícios são inúmeros, para mim, para você, para a clientela atendida, para nossos familiares e amigos. Se você tem 18 anos ou mais, basta entrar no site e se inscrever.

Eu já me inscrevi e você?

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades