Componente Estratégico: conheça a nova classificação do bulário do Whitebook

Os medicamentos do Componente Estratégico são destinados a algumas doenças específicas, endêmicas e que impactam a sociedade e a economia.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Você sabia que agora o Whitebook faz uso da sinalização de Componente Estratégico para certos medicamentos? No bulário, os medicamentos e apresentações que têm essa classificação agora são sinalizados. A marcação é uma referência da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), do Ministério da Saúde, além da seguinte frase em destaque:

Este conteúdo faz parte dos Componentes Estratégicos e utiliza como referência informações fornecidas pelos órgãos regulatórios nacionais e internacionais.

Veja também: Confira agora mesmo a mais nova categoria de Clinical Drops

É importante lembrar que essa classificação ainda está sendo realizada, então nem todos os medicamentos já estão classificados com a ‘label’ de Componente Estratégico.

Para entender mais sobre a importância dessa classificação, conversamos com Geisa Lucho, Especialista de Farmácia do Whitebook Clinical Decision:

“Os medicamentos do Componente Estratégico são destinados a algumas doenças específicas, endêmicas e que impactam a sociedade e a economia, como tuberculose, malária, hanseníase e meningite. Também estão contemplados alguns soros, vacinas, imunoglobulinas e medicamentos para deficiência nutricional”, disse.

De acordo com Geisa, tratam-se de medicamentos financiados pelo Ministério da Saúde e disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), porém nem todos têm registro na Anvisa, sendo, então, importados. “Além disso, nem todas as apresentações de cada medicamento são contempladas”, e completou:

“Por esse motivo, estamos especificando nos conteúdos do bulário do Whitebook quais são as apresentações que fazem parte do Componente Estratégico e usamos referência de bula internacional quando não temos fabricante nacional de algum medicamento”.

Acesse o bulário do Whitebook e saiba mais!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.