Concussões desportivas: atualização da diretriz para avaliação e tratamento

A Academia Americana de Neurologia (AAN) publicou novas orientações para avaliação e tratamento de concussões desportivas.

A Academia Americana de Neurologia (AAN, do inglês American Academy of Neurology) publicou novas orientações para avaliação e tratamento de concussões desportivas.

Foi realizada uma análise abrangente de evidências publicadas sobre fatores de risco clínicos, ferramentas de diagnóstico e intervenções que podem reduzir o risco de concussões e melhorar a recuperação.

Entre as novas informações, está a necessidade de avaliação neurológica abrangente sempre que um jogador demonstrar sinal de concussão ou de lesão cerebral traumática leve. Recomenda-se também que o indivíduo não retorne ao jogo até que todos os exames sejam realizados e os sintomas solucionados.

Evidências indicam que jogadores mais jovens apresentam maior risco de lesão. Alguns estudos sugerem que mulheres têm incidência de concussão maior do que homens. Futebol americano e rugby estão associados com um risco aumentado de concussões em homens, futebol e basquete em mulheres.

Veja também: ‘Cardiomiopatia Hipertrófica e Esportes: O Que Devemos Saber?’

Em relação ao rastreamento, a tomografia computadorizada pode ser útil, mas apenas para excluir lesões mais graves. Atletas que perdem a consciência, sofrem de amnésia persistente ou apresentam estado mental alterado devem ser monitorados e podem se beneficiar do exame.

A história prévia de concussão é um fator de risco para ocorrência de concussão recorrente, e é altamente provável que haja um risco aumentado para a recorrência dentro dos primeiros 10 dias.

Há evidências de que o risco de comprometimento neurocomportamental crônico pode estar associado a história familiar, dificuldades de aprendizagem anteriores e ao genótipo de apolipoproteína E4.

E mais: ‘Concussão no esporte: quando retirar o atleta do jogo?’

Em conjunto com a publicação, a AAN lançou um aplicativo (para iOS e Android), “Concussion Quick Check”, para ajudar treinadores, treinadores atléticos, pais e atletas a avaliar rapidamente a ocorrência de uma concussão. Entre as principais características, o aplicativo inclui informações sobre:

  • Sinais e sintomas comuns de concussão;
  • O que fazer se um atleta tem uma lesão na cabeça durante um jogo;
  • O que fazer se parecer que o atleta tem uma concussão;
  • Quando está tudo bem para o atleta retornar ao jogo;
  • Orientações baseadas em evidências para o diagnóstico e manejo de concussão esportiva.

*Artigo revisado pela biomédica Juliana Festa.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • https://journals.lww.com/neurotodayonline/Fulltext/2013/03210/New_AAN_Evidence_Based_Guideline_on_Sports.1.aspx

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades