Condroitina tão eficaz quanto celecoxibe no tratamento da artrose?

Um novo artigo, publicado no Annals of the Rheumatic Diseases, indica que sulfato de condroitina é tão eficaz quanto o celecoxibe no tratamento da artrose do joelho.

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

A osteoartrite (OA) é a doença articular degenerativa mais comum no mundo. Um novo artigo, publicado no Annals of the Rheumatic Diseases, indica que sulfato de condroitina é tão eficaz quanto o celecoxibe no tratamento da artrose do joelho.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores realizaram um estudo controlado prospectivo randomizado com placebo, condroitina (800 mg/dia) e celecoxibe (200 mg/dia) em pacientes com artrose, avaliando as mudanças na dor e na melhora da função.

No total, 604 pacientes foram diagnosticados com osteoartrite do joelho, de acordo com os critérios do American College of Rheumalogy, e acompanhados por 182 dias. Condroitina e celecoxibe mostraram uma maior redução significativa na dor e na escala de avaliação funcional Lequesne (p = 0,023 para condroitina e p = 0,015 para celecoxibe), em comparação com placebo.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Na população de intenção de tratar (intention-to-treat), a redução da dor no dia 182 no grupo condroitina (-42,6 mm na Escala Visual Analógica; p = 0,001) e no grupo celecoxibe (-39,5 mm; p = 0,009) foi significativamente maior do que no grupo placebo, enquanto nenhuma diferença foi observada entre os fármacos.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que sulfato de condroitina de 800 mg/dia é superior ao placebo e semelhante ao celecoxibe na redução da dor e na melhoria da função ao longo de 6 meses em pacientes com osteoartrite de joelho. Ainda segundo os pesquisadores, a condroitina deve ser considerada um tratamento de primeira linha no manejo da artrose.

Veja também: ‘Osteoartrite: uso racional dos métodos de imagem’

Referências:

  • Reginster J, Dudler J, Blicharski T, et al Pharmaceutical-grade Chondroitin sulfate is as effective as celecoxib and superior to placebo in symptomatic knee osteoarthritis: the ChONdroitin versus CElecoxib versus Placebo Trial (CONCEPT) Annals of the Rheumatic Diseases Published Online First: 22 May 2017. doi: 10.1136/annrheumdis-2016-210860

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades