Leia mais:
Leia mais:
Confira cinco sintomas da ATM – disfunção temporomandibular

Confira cinco sintomas da ATM – disfunção temporomandibular

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Lesões articulares usualmente são diretamente relacionadas a traumas da prática de atividade física ou desgaste por artrose devido a diferentes causas. No entanto, a articulação temporomandibular (ATM), que não está enquadrada no sistema locomotor, está sujeita a disfunções que podem ser até mais dramáticas e limitantes que as lesões traumáticas.

As lesões da ATM irão influenciar negativamente a relação social do indivíduo e até mesmo sua saúde física e mental. Um indivíduo que apresenta disfunção da ATM poderá ter dificuldades na fala, mastigação, auditiva e diversos sintomas que podem, inclusive, causar afastamento das suas atividades de trabalho.

Não é apenas a diminuição da mobilidade que a ATM causa

O principal sintoma relacionado à disfunção da ATM é a dor, que é relacionada em 96% dos casos. Diferente do que muitos podem imaginar, a dor característica é unilateral, constante e com momentos de piora. O  paciente pode referir a irradiação da dor para quase as estruturas ao redor, sendo mais notadamente no pescoço e ângulo da mandíbula. Nos momentos de crise álgica, a dor é agravada com a movimentação da mandíbula.

O ouvido também sofre

Alguns pacientes com disfunção da ATM  simulam uma dor de ouvido, porém com exame otológico normal. Nesta situação, entre outras causas, tem que se descartar patologias da ATM, que devido a sua proximidade é uma das principais causas de dor de ouvido com exame normal. Lembramos que esta não é a única patologia que cursa com dor de ouvido e exame físico normal, tumores de laringe podem abrir o quadro com otalgia e exame normal.

Dor de cabeça

Para caracterizar dor de cabeça relacionada a disfunção da ATM temos uma dor que irradia para a mandíbula, região temporal e/ou região frontal. Algumas patologias, como o bruxismo, podem desencadear dores mais fortes no período da manhã. Caso a dor de cabeça piore ao longo do dia, aumenta a desconfiança para problemas mastigatórios.

Restrição do movimento

Como dito anteriormente, a mobilidade da mandíbula também pode estar diminuída, causando restrição de abertura da boca e estalos durante a movimentação da mandíbula. O travamento da mandíbula, com impossibilidade de abertura da boca, é uma ocorrência rara nos casos extremos.

Como a face é altamente inervada e as estruturas estão anatomicamente próximas, praticamente qualquer estrutura da face pode ter sintomas referidos ou irradiados pelas complicações da ATM. Entre eles, destaco dores de pescoço, dor ocular ou retroocular. De uma forma geral, os pacientes se queixam de uma dor persistente, que incomoda ao longo do dia.

Avaliação inicial da ATM

Cabe ao generalista avaliar e examinar um paciente e suspeitar de alguma disfunção da ATM quando apresentar alguns dos sintomas descritos acima. Durante o exame físico irá observar a mobilidade da articulação, poderá notar alteração dos músculos mastigatórios e até pequenos travamentos da ATM.

Devido a grande gama de diagnósticos diferenciais, caso o diagnóstico não seja definitivo, é fundamental a exclusão de outros diagnósticos diferenciais. Em alguns casos será necessária a complementação com exames de imagem, seja a TC ou RM.

Para levar para casa

A disfunção da ATM é uma entidade relativamente frequente e apresenta uma plêiade de sintomas que podem confundir com outras patologias inclusive tumorais. Da mesma forma, uma queixa de uma região específica de uma estrutura da face, como o ouvido por exemplo, e com o exame físico normal, deve ser aventada a hipótese de disfunção da ATM.

 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Noshir R Mehta, David Keith, Temporomandibular disorders in adult,Lisa Kunins ed. UpToDate. Whaltam, MA: UpToDate Inc. (Acessed on March 14, 2022)
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.