Congresso ANERJ 2017: os temas em destaques de cada dia de palestras

Sendo médico neurologista membro da ANERJ, posso afirmar que a distribuição e escolha de temas e palestrantes para o congresso deste ano está muito mais instigante.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Primeiro dia (28/09): este dia está reservado para os pré-congressos, que como sempre incluem tópicos bastante gerais e de revisão. Sempre muito úteis e importantes, porém o destaque aqui vai para as palestras de neuroreabilitação, em especial os tópicos “Exercícios terapêuticos na Doença do Neurônio Motor: o que esperar da relação Anabolismo X Catabolismo?”, “Liberação miofascial nas cefaleias tensionais e Cervicogênicas” e “Disfagia e gastrostomia em Doenças Neurodegenerativas: troca de saberes”, temas que são constantemente rediscutidos no contexto da neurologia em todo o mundo, devido à sua prevalência e morbidade na população em geral.

Segundo dia (29/09): neste dia estão concentradas a maior variedade de temas, então não temos como dar um único destaque. Vamos às palestras de cada tema que abordam os assuntos mais discutidos atualmente pela comunidade neurológica: “Quando usar os novos anticoagulantes”, “Tratamento cirúrgico nos distúrbios do movimento”, “Biomarcadores nas demências”, “Desmistificando a Miosite por corpos de inclusão”, “Cuidados paliativos na Neurologia”, “Encefalopatias metabólicas”, “Racional para o uso de anticorpos monoclonais” e “Epilepsia farmacorresistente”.

Último dia (30/09): seguirei aqui o mesmo formato do dia anterior: “Mitos e verdades do sequenciamento do Exoma”, “Cefaleia na urgência”, “O que aprendemos com as Arboviroses: Zika e Chikungunya”, “Espectro autista” e “Status Epilepticus”.

Considerações finais: sendo médico neurologista membro da ANERJ, posso, com certeza, afirmar que a distribuição e escolha de temas e palestrantes para o congresso deste ano está muito mais instigante que o congresso passado, em 2015. Apesar das grandes dificuldades encontradas pela ANERJ nos últimos anos, me parece que houve de fato grande esforço em apresentar um congresso superior ao anterior e convocar a participação da comunidade neurológica do estado do Rio de Janeiro, algo muito necessário e uma difícil missão nos dias de hoje.

Você pode fazer sua inscrição no Congresso ANERJ 2017 nesse link.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão