Congresso ANERJ 2017: os temas em destaques de cada dia de palestras

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Primeiro dia (28/09): este dia está reservado para os pré-congressos, que como sempre incluem tópicos bastante gerais e de revisão. Sempre muito úteis e importantes, porém o destaque aqui vai para as palestras de neuroreabilitação, em especial os tópicos “Exercícios terapêuticos na Doença do Neurônio Motor: o que esperar da relação Anabolismo X Catabolismo?”, “Liberação miofascial nas cefaleias tensionais e Cervicogênicas” e “Disfagia e gastrostomia em Doenças Neurodegenerativas: troca de saberes”, temas que são constantemente rediscutidos no contexto da neurologia em todo o mundo, devido à sua prevalência e morbidade na população em geral.

Segundo dia (29/09): neste dia estão concentradas a maior variedade de temas, então não temos como dar um único destaque. Vamos às palestras de cada tema que abordam os assuntos mais discutidos atualmente pela comunidade neurológica: “Quando usar os novos anticoagulantes”, “Tratamento cirúrgico nos distúrbios do movimento”, “Biomarcadores nas demências”, “Desmistificando a Miosite por corpos de inclusão”, “Cuidados paliativos na Neurologia”, “Encefalopatias metabólicas”, “Racional para o uso de anticorpos monoclonais” e “Epilepsia farmacorresistente”.

Último dia (30/09): seguirei aqui o mesmo formato do dia anterior: “Mitos e verdades do sequenciamento do Exoma”, “Cefaleia na urgência”, “O que aprendemos com as Arboviroses: Zika e Chikungunya”, “Espectro autista” e “Status Epilepticus”.

Considerações finais: sendo médico neurologista membro da ANERJ, posso, com certeza, afirmar que a distribuição e escolha de temas e palestrantes para o congresso deste ano está muito mais instigante que o congresso passado, em 2015. Apesar das grandes dificuldades encontradas pela ANERJ nos últimos anos, me parece que houve de fato grande esforço em apresentar um congresso superior ao anterior e convocar a participação da comunidade neurológica do estado do Rio de Janeiro, algo muito necessário e uma difícil missão nos dias de hoje.

Você pode fazer sua inscrição no Congresso ANERJ 2017 nesse link.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Autor:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar