Congresso virtual: o laboratório clínico agregando valor na pandemia do novo coronavírus

Para o enfrentamento de uma doença, são importantes: prevenção, diagnóstico correto e tratamento. Contra o coronavírus não seria diferente.

Para o manejo correto e enfrentamento de qualquer doença, é notória a importância da aplicação de um tripé, formado por uma prevenção eficaz, seu diagnóstico correto, e de um tratamento específico. Contra o novo coronavírus não poderia ser diferente. Infelizmente, devido à descoberta recente dessa patologia e ao tempo natural necessário para a avaliação dos resultados dos estudos clínicos, tanto a parte relativa à prevenção (ex.: vacina), quanto ao tratamento efetivo, ainda encontram-se em fase de pesquisa e desenvolvimento.

Já o pilar responsável pelo diagnóstico assumiu um grande protagonismo, tendo em vista que o setor laboratorial conseguiu produzir, rapidamente, diferentes tipos de testes, com metodologias e aplicabilidades distintas para a sua investigação diagnóstica, o que vem impactando de forma decisiva para o adequado controle dessa pandemia.

Leia também: A Patologia Clínica/Medicina Laboratorial fazendo o futuro acontecer

Médico acompanha congresso virtual sobre o novo coronavírus

1º Congresso Virtual da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML)

Após 76 anos desde sua criação, a SBPC/ML vai realizar, entre os dias 25 de setembro a 02 de outubro, o seu primeiro congresso 100% virtual, com o tema “O Laboratório Clínico agregando valor na pandemia do novo coronavírus”. Como não poderia deixar de ser, ele será dedicado integralmente aos assuntos e áreas do laboratório clínico pertinentes ao cenário da Covid-19.

Saiba mais: Coronavírus: orientações de coleta, armazenamento e transporte do material para a identificação

Para o diagnóstico, avaliação e monitoramento dos pacientes acometidos pelo SARS-CoV-2, são demandados os mais variados setores laboratoriais, como o de hematologia, coagulação, imunologia, biologia molecular, bioquímica, etc. Cada setor será contemplado com diversos cursos, workshops, conferências, palestras, encontros com especialistas, dentre outros formatos, sempre com foco na correlação clínico-laboratorial.

Outra forma tradicional para a obtenção de conhecimento médico, por meio da apresentação de pôsteres, foi alterada para se enquadrar na nova proposta do congresso, eles serão totalmente digitais e com temas obrigatoriamente relacionados ao contexto da pandemia do novo coronavírus.

Mensagem final

Certamente, será um evento enriquecedor para qualquer profissional da saúde que queira aprofundar seus conhecimentos sobre essa doença multifacetária, de espectro clínico tão abrangente. Mais uma vez, a indústria diagnóstica e os profissionais de laboratório vêm mostrando sua força e importância, respondendo de maneira muito eficiente à situação imposta pela pandemia.

Informações mais detalhadas sobre o congresso (inscrições, cursos, programação científica, trabalhos aprovados, etc.) podem ser encontradas no site oficial do evento.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.