Leia mais:
Leia mais:
Mosquitos infectados com wolbachia podem ajudar no controle da dengue?
Infecção prévia por zika pode estar relacionada ao risco de dengue grave?
Casos de dengue nas Américas chegam a 1,6 milhão este ano, alerta OPAS
Casos prováveis de dengue ultrapassam 90 mil, com 14 mortes confirmadas
Quiz: qual dos sinais é considerado de alarme na dengue?

Conheça 5 mitos e verdades sobre a dengue

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Aqui no portal, criamos o Projeto Verão, no qual vamos comentar as principais doenças desta época do ano. Como ainda há muitas dúvidas sobre a dengue, hoje iremos pontuar as verdades e mitos que circulam a doença, que foi o foco do nosso destaque no Instagram. Vamos às repostas:

1) Há indicação de corticoide na dengue.

MITO

Não use corticosteroides. Eles não são indicados e podem aumentar o risco de sangramento, hiperglicemia e imunossupressão.

2) Se plaquetopenia importante na dengue, deve-se transfundir plaquetas.

MITO

NÃO transfunda plaquetas. Não diminui o risco de hemorragia grave e pode levar a sobrecarga de fluidos e hospitalização prolongada.

*A orientação de não transfundir plaquetas é dada pelo guideline americano (CDC). O Ministério da Saúde no Brasil traz as seguintes orientações:

Na presença de coagulopatias avaliar necessidade de uso de plasma fresco (10 ml/kg), vitamina K endovenosa e crioprecipitado (1 U para cada 5-10 kg).

  • Considerar a transfusão de plaquetas nas seguintes condições: sangramento persistente não controlado, depois de corrigidos os fatores de coagulação e do choque, e com trombocitopenia e INR maior que 1,5 vezes o valor normal

3) Priorize sempre a ~infusão venosa de fluidos.

MITO

Não suponha que fluidos intravenosos sejam necessários. Primeiro verifique se o paciente pode tomar fluidos oralmente. Use apenas a quantidade mínima de líquido intravenoso para manter o paciente bem perfundido. Deve-se diminuir a taxa de infusão de líquidos à medida que o estado hemodinâmico melhora ou a produção de urina aumenta.

4) Se o paciente não responder a salina, deve-se administrar coloides.

VERDADE

Administre coloides (como a albumina) para choque refratário. Pacientes que não respondem a 2-3 bolus de solução salina isotônica devem receber coloides em vez de mais salina. É importante lembrar que os colóides costumam ser caros, então deve-se avaliar a disponibilidade destes em eu local de trabalho.

5) Deve-se transfundir sangue para hemorragia clinicamente significativa.

VERDADe

Se o hematócrito cair, com sinais vitais instáveis ​​ou se sangramento significativo aparente, transfunda sangue imediatamente.

dengue

Saiba mais sobre a dengue

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar