Conheça as novidades no diagnóstico e tratamento de TVP e TEP

Um artigo de revisão sistemática avaliou as novidades no diagnóstico e tratamento do TVP e TEP e trouxemos aqui o que é mais importante na sua prática. Confira!

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O tromboembolismo venoso (TEV), englobando trombose venosa profunda de MMII (TVP) e embolia pulmonar (TEP), são temas recorrentes na prática médica. Quem trabalha em hospital, seja de plantão ou em cirurgias/procedimentos, deve conhecer como diagnosticar e tratar esses pacientes. Um artigo de revisão sistemática, publicado no JAMA Network1 em outubro deste ano, avaliou as novidades dos últimos cinco anos para diagnóstico e tratamento do TVP e TEP e trouxemos aqui o que é mais importante na sua prática.

Onde tudo começa? Na suspeita clínica.

TVP e TEP

Há dois cenários para o TVP e TEP:

  1. Edema assimétrico de MMII e/ou empastamento de panturrilhas
  2. Quadro pulmonar e/ou hemodinâmico súbito
    •Dispneia, hemoptise, dor torácica, síncope, taquicardia, hipotensão

Nesse momento, você deve usar um escore para estimar a probabilidade de TEP no cenário clínico que você está. Há duas opções:

  1. Wells: TVP ou TEP (são diferentes, atenção à sua calculadora)
  2. Geneva: TEP

Há duas saídas então:

  • Baixa probabilidade: faça D-dímero, ajustado pela idade nos pacientes > 50 anos. Como? Multiplique a idade por 10. Se negativo, exclui. Se positivo, peça exame de imagem.
  • Alta probabilidade: peça exame de imagem. Há duas opções: partir direto para angioTC, indicado quando você pensa em TEP, ou pedir antes um US doppler venoso profundo de MMII.

Novidades no diagnóstico

Em emergências onde a prevalência de diagnóstico de TEP é baixa (< 20%), como nos EUA, pode ser usado o PERC, um escore para afastar TEP, semelhante ao d-dímero. Ele é composto de oito critérios e se todos forem ausentes/negativos, o valor preditivo negativo é de 99%.

Critérios PERC:

  1. Idade ≥ 50 anos
  2. FC ≥ 100 bpm
  3. Oximetria < 95%
  4. Edema assimétrico de MMII
  5. Hemoptise
  6. Cirurgia ou trauma recente
  7. TVP ou TEP prévio
  8. Uso de estrogênio

O YEARS foi outro escore desenvolvido para afastar o diagnóstico de TEP sem necessidade de TC, porém o artigo não o recomenda por ter poucos estudos de validação externa.

Quando um exame de imagem for necessário, o US pode ser realizado pelo médico de plantão, em dois sítios: femoral proximal e poplítea. Ele irá avaliar se há fluxo e se a veia é compressível. Estudos mostram sensibilidade de 96% e especificidade de 97%.

Tratamento

O primeiro passo é determinar se o paciente é grave ou potencialmente grave. Os critérios tradicionais para avaliação hemodinâmica devem ser usados, mas inclua ao final o índice prognóstico PESI (pulmonary embolism severity index), seja a versão completa ou simplificada. Quer saber como calcula? Acesse o Whitebook agora mesmo.

O paciente grave ou de alto risco no PESI deve ser internado. Os demais poderiam, pela revisão sistemática, serem tratados e acompanhados ambulatorialmente. Mesmo os com TEP.

Leia mais: AAS é eficaz na prevenção de tromboembolismo venoso?

A fase aguda não mudou muito, sendo as heparinas e os NOAC aprovados para anticoagulação. Neste revisão, a indicação de trombólise sistêmica no TEP fica restrita a pacientes com instabilidade hemodinâmica, definida como PA sistólica < 90 mmHg.

E o filtro de veia cava inferior? Apenas nos pacientes com contraindicação absoluta para anticoagulação plena.

Há pacientes que podemos não tratar? Em teoria, a TVP distal e o TEP subsegmentar sem repercussão clínica são cenários onde não há comprovação que a anticoagulação melhore o prognóstico. Em tese, poderia só acompanhar com exames seriados. Mas na vida real, se não houver grandes riscos de sangramento, a maior parte dos médicos acaba anticoagulando.

Veja ainda nossas reportagens sobre os 10 keypoints mais importantes na TVP e o que mudou nas últimas diretrizes.

Duração do tratamento

  1. Casos provocados por fator transitório (cirurgia, trauma, gravidez etc): 3 meses
  2. Câncer: até a cura do tumor
    •Dos NOAC, edoxabana e rivaroxabana são os aprovados até o momento
  3. Sem fator provocador:
    •Homem: a vida toda
    •Mulheres: pode acompanhar com d-dímero ou escore HERDOO2. Se d-dímero normal ou o escore 0-1, em teoria poderia suspender a anticoagulação e só acompanhar.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  1. Tritschler T, Kraaijpoel N, Le Gal G, Wells PS. Venous ThromboembolismAdvances in Diagnosis and TreatmentJAMA. 2018;320(15):1583–1594. doi:10.1001/jama.2018.14346

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades