Leia mais:
Leia mais:
Quantas horas de sono são suficientes?
Uso da cafeína no manejo da apneia da prematuridade
Estudo sugere rotina de sono para as crianças
IMC mais alto pode ter relação com variação e duração do sono?
Qual a relação da hipertensão arterial com o sono? [podcast]

Conheça nova diretriz para tratamento da apneia do sono

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O tratamento da apneia obstrutiva do sono (AOS) é sempre dinâmico e as diretrizes da American Academy of Sleep Medicine (AASM) são o principal guia para segurança terapêutica atualizada. As ferramentas empregadas na diretriz são de alta qualidade, utilizando-se de revisões sistemáticas, meta análises e a metodologia GRADE de avaliação das evidências.

A diretriz foca na terapia com pressão positiva, PAP, em pacientes adultos com AOS. As recomendações são Fortes ou Condicionais, a depender da qualidade da evidência, porém ambas são “recomendadas”. Importante reforçar que o julgamento clínico deve considerar características individuais e os recursos disponíveis, fator relevante no contexto brasileiro.

Temos 4 recomendações Fortes que merecem atenção:

  1. Recomenda-se aos médicos uso de PAP, em comparação com nenhuma terapia, para o tratamento da AOS em adultos com sonolência excessiva.
  2. Recomenda-se que a terapia com PAP seja iniciada usando-se tanto CPAP auto ajustável (AutoCPAP) em casa ou titulação de PAP em laboratório em adultos com AOS sem comorbidades significativas.
  3. Recomenda-se que os médicos usem tanto CPAP ou AutoCPAP para o tratamento contínuo da AOS em adultos.
  4. Recomenda-se que intervenções educativas sejam dadas com o início da terapia com PAP em adultos com AOS.

Em resumo, CPAP continua como terapia padrão para AOS em adultos. O ajuste automático da pressão de CPAP ganha espaço importante, pois estudos não mostram superioridade a médio-longo prazo com a titulação laboratorial, mais cara e estressante, indicada para casos complexos.

Leia mais: Apresentação clínica da apneia obstrutiva do sono

A academia ainda recomenda, como condicional, uso de CPAP em portadores de hipertensão arterial e emprego de tele monitoramento para guiar os ajustes, tecnologia crescente já presente em aparelhos vendidos no Brasil. As recomendações vêm para embasar a prescrição médica e trazer confiança para o uso do CPAP.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Patil SP, Ayappa IA, Caples SM, Kimoff RJ, Patel SR, Harrod CG. Treatment of adult obstructive sleep apnea with positive airway pressure: an American Academy of Sleep Medicine clinical practice guideline. J Clin Sleep Med. 2019;15(2):335–343.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.