Saúde Pública

Conquistas da enfermagem em meio à pandemia de Covid-19

Tempo de leitura: 2 min.

Desde o início do ano, o Brasil e o mundo vivem o medo da expansão da pandemia causada pelo novo coronavírus. No dia 26 de fevereiro desse ano, tivemos o primeiro caso confirmado no território nacional e hoje já passam de 146 mil mortes e quase 5 milhões de casos confirmados.

O protagonismo dos profissionais de saúde, que estiveram na linha de frente no enfrentamento da pandemia, foi reconhecido em todo o mundo com campanhas de aplausos na janela por reconhecimento do heroísmo desses profissionais. Muitos foram os profissionais de saúde que perderam suas vidas ao longo desses sete meses de enfrentamento à pandemia, por eles manifestamos o nosso mais sincero respeito e solidariedade aos seus amigos e familiares.

Entretanto, em meio a tanta dor, queremos destacar os avanços que a enfermagem conquistou nesse período.

Leia também: Você sabe quais são os direitos e deveres do paciente?

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas
Cadastrar Login

Conquistas da enfermagem

  1. A resolução COFEN 633/2020 regulamentou a atuação da enfermagem no atendimento pré-hospitalar durante a vigência da pandemia, sua principal modificação foi tornar facultativa a presença do auxiliar de enfermagem junto ao enfermeiro, além de regulamentar a administração de medicamentos por prescrição remota do médico regulador e o manejo de vias aéreas com ou sem dispositivos supraglóticos.
  2. A resolução COFEN 634/2020 regulamentou a teleconsulta de enfermagem, estabelecendo a necessidade do termo de consentimento e a aplicação de todo o processo de enfermagem à distância.
  3. A resolução COFEN 639/2020 representou um marco na atuação do enfermeiro, principalmente nos ambientes de alta complexidade, pois ele atribui como responsabilidade do enfermeiro o manejo do ventilador mecânico para ventilação invasiva e não invasiva e a prescrição dos cuidados de enfermagem referentes à estratégia ventilatória. Ele recomenda, ainda, que o manejo dos parâmetros ventilatórios seja realizado sob coordenação médica.
  4. Ainda na área da enfermagem de alta complexidade, a resolução COFEN 641/2020, autoriza que o enfermeiro a utilizar dispositivos extraglóticos (máscara laríngea), manipulação de pinça de Magill para desobstrução de vias aéreas superiores ou cricotireoidosmia por punção, em casos de extrema necessidade, desde que devidamente capacitado.
  5. A última resolução COFEN emitida foi a resolução 648 que autoriza o enfermeiro devidamente capacitado a realizar punção intraóssea quando acesso venoso periférico mostrar-se inviável.

Esses avanços possibilitam maior autonomia ao enfermeiro e à equipe de enfermagem, consolidando as práticas avançadas da enfermagem, que entre outros, esse é uma conquista da luta histórica da luta por autonomia profissional.

Não deixe de conferir também o Nursebook, aplicativo exclusivamente voltado para tomada de decisão em enfermagem!

Autor:

Compartilhar
Publicado por
Juan Carlos Silva Araujo
Tags: enfermagem

Posts recentes

Uso dos antídotos dos novos anticoagulantes em pacientes com sangramento grave

O manejo do sangramento por anticoagulantes consiste de tratamento de suporte, uso de pró-coagulantes e…

9 horas atrás

Síndrome do Intestino Irritável: causas e sintomas [podcast]

Neste episódio, a Dra. Mariane Sávio, especialista em Coloproctologia e conteudista do Whitebook, falará sobre…

10 horas atrás

Anvisa alerta sobre casos raros de síndrome de Guillain-Barré pós-vacinação

A Anvisa emitiu um alerta para o acompanhamento de casos raros da síndrome de Guillain-Barré…

11 horas atrás

Efeitos adversos associados ao uso de cigarro eletrônico por gestantes

O tabagismo materno, sem dúvidas, é uma causa relevante e evitável de efeitos adversos na…

12 horas atrás

Hipertensão em adolescentes com doença renal crônica: usar definição de adultos ou de crianças?

Foi conduzida uma análise retrospectiva do “Estudo de Coorte de Doença Renal Crônica em Crianças”…

13 horas atrás

Melhores práticas perioperatórias em pacientes obesos

O anestesiologista precisa estar familiarizado com as melhores práticas atuais no manejo perioperatório de pacientes…

14 horas atrás