Constipação induzida por opioide: qual é a melhor estratégia?

As terapias farmacológicas para tratar a constipação induzida por opioides estão disponíveis, mas qual é a melhor estratégia? Em novo artigo do BMJ, pesquisadores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de rede para abordar essa questão.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

As terapias farmacológicas para tratar a constipação induzida por opioides estão disponíveis, mas qual é a melhor estratégia? Em novo artigo do British Medical Journal (BMJ), publicado em maio, pesquisadores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de rede para abordar essa questão.

As bases utilizadas para o estudo foram MEDLINE, EMBASE, EMBASE Classic e o registro central da Cochrane até dezembro de 2017 para identificar ensaios clínicos randomizados de terapias farmacológicas no tratamento de adultos com constipação induzida por opioides.

LEIA MAIS: evitando a depressão respiratória por opioides

No total, 27 estudos de terapias farmacológicas, contendo 9.149 pacientes, foram identificados. Na análise primária, usando falha para alcançar uma média de ≥ 3 evacuações por semana com um aumento de ≥ 1 evacuação por semana em relação ao valor basal ou uma média de ≥ 3 evacuações por semana para definir a não-resposta, a meta-análise classificou a naloxona em primeiro lugar em termos de eficácia e segurança (RR = 0,65; IC de 95%: 0,52 a 0,80, P = 0,84).

Quando a não-resposta à terapia foi definida usando falha para alcançar uma média de ≥ 3 evacuações por semana, com um aumento de ≥1 evacuação por semana em relação aos valores basais, a naldemedina apareceu em primeiro lugar (RR = 0,66; IC 95%: 0,56 a 0,77, P = 0,91), seguido do alvimopan (RR = 0,74; IC 95%: 0,57 a 0,94, P = 0,71).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a naloxona e a naldemedina parecem ser os tratamentos mais eficazes para a constipação induzida por opioides, sendo a naloxona o mais seguro desses agentes.

Acesse mais de 900 modelos de prescrição para uma rotina médica mais prática. Baixe aqui o Whitebook.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Luthra P, Burr NE, Brenner DM, et al Efficacy of pharmacological therapies for the treatment of opioid-induced constipation: systematic review and network meta-analysis Gut Published Online First: 05 May 2018. doi: 10.1136/gutjnl-2018-316001

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags