Consulta pública sobre medicamento contra covid-19 vai até dia 24 de março

O Ministério da Saúde abriu uma consulta pública para verificar a possibilidade de incorporação do medicamento baricitinibe

O Ministério da Saúde abriu uma consulta pública para verificar a possibilidade de incorporação do medicamento baricitinibe contra a covid-19. O tema recebe contribuições até o dia 24 deste mês.

O uso do medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) já foi recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que considerou o uso do medicamento para o caso de pacientes adultos, hospitalizados e que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.

O baricitinibe já recebeu o registro no Brasil para o tratamento de artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica de moderada a grave.

Mais sobre o baracitinibe

O medicamento age sobre o sistema imune, ajudando no processo de recuperação de quadros inflamatórios, graças a um mecanismo de inibição de uma espécie de enzimas chamada Janus quinase que atua na ativação da inflamação nas células do sistema imunológico, entre outras funções.

Vale ressaltar que o processo inflamatório é uma das causas do agravamento da covid-19. Embora a inflamação seja um mecanismo natural do organismo, quando exacerbada, ela pode levar ao agravamento da doença.

Estudos observaram que o uso do baracitinibe + terapia padrão contribuíram para uma redução significativa da mortalidade nos pacientes, quando comparado a aqueles que receberam apenas a terapia padrão.

Orientações da OMS 

A OMS atualizou em janeiro as diretrizes sobre os medicamentos recomendados para o tratamento de pacientes com a Covid-19. Segundo o documento elaborado por especialistas, o medicamento contra covid-19 passou a ser altamente recomendado para pacientes em estado grave ou crítico pela enfermidade.

No início de dezembro, a Anvisa informou em nota sobre a inclusão de eventos adversos graves na bula do medicamento. A alteração acrescentou a advertência e a precaução para a ocorrência de eventos cardiovasculares adversos maiores e a atualização sobre a ocorrência de tromboembolismo venoso e câncer, incluindo linfoma.

De acordo com a agência, os eventos adversos foram identificados a partir de estudo clínico e retrospectivo que avaliou pacientes em tratamento para artrite reumatoide.

O Ministério da Saúde tem acelerado as solicitações de análises pela Conitec referentes aos medicamentos para o tratamento da Covid-19. A pasta tem acompanhado as mais recentes publicações científicas e realizado reuniões com empresas produtoras dessas tecnologias para agilizar o processo de submissão de demandas à Comissão. Até o momento, a Conitec analisou sete medicamentos para o tratamento da enfermidade.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo