Consumir álcool durante a amamentação traz riscos ao bebê?

Estudo analisou a associação entre o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo durante o período de amamentação e a cognição do bebê.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Evidências indicam que a exposição pré-natal ao álcool e à nicotina está associada à redução da cognição na prole, no entanto, o impacto durante a lactação ainda não havia sido examinado. Pensando nisso, um estudo analisou a associação entre o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo durante o período de amamentação e a cognição do bebê. Os resultados foram publicados em agosto na revista Pediatrics.

Os dados foram recolhidos da coorte Growing Up in Australia: The Longitudinal Study of Australian Children. Os participantes do estudo em questão foram 5.107 crianças australianas recrutadas em 2004 e avaliadas a cada dois anos até os 11 anos. O desfecho primário foi redução da pontuação em escores cognitivos.

LEIA MAIS: Os 10 pilares do aleitamento materno

Whitebook: veja com é a abordagem diagnóstica da hiperêmese gravídica

Consumo de álcool na amamentação

Após o controle de potenciais fatores de confusão, o consumo de álcool por parte da mãe durante a lactação foi associado a escores mais baixos de raciocínio não-verbal aos 6-7 anos de idade em crianças que foram amamentadas (-0,11; intervalo de confiança de 95%: -0,18 a -0,04; P = 0,01). Essa relação não foi evidente nos participantes que haviam sido amamentados. Aos 10 e 11 anos, as diferenças não foram mais significativas.

Fumar durante a lactação não foi associado a nenhuma variável de desfecho.

Para os autores, expor crianças ao álcool através do leite materno pode causar reduções em suas habilidades cognitivas, observadas principalmente aos 6 a 7 anos de idade.

Tenha sempre condutas atualizadas na sua mão! Baixe gratuitamente o Whitebook.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Drinking or Smoking While Breastfeeding and Later Cognition in Children. Louisa Gibson, Melanie Porter. Pediatrics Aug 2018, 142 (2) e20174266; DOI: 10.1542/peds.2017-4266

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades