Consumo de alimentos com pesticida está associado a menor resposta a tratamento para infertilidade

Existe uma associação entre consumo de alimentos com pesticida e os desfechos de tratamentos para infertilidade? Foi o que investigou um grupo de pesquisadores.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Existe uma associação entre consumo de alimentos com pesticida e os desfechos de tratamentos para infertilidade? Foi o que investigou um grupo de pesquisadores americanos em artigo publicado recentemente no JAMA Internal Medicine.

A análise incluiu 325 mulheres que completaram um questionário sobre dieta e, posteriormente, foram submetidas a 541 ciclos de Tecnologia de Reprodução Assistida (TRA), do estudo de coorte prospectivo Environment and Reproductive Health (EARTH; 2007-2016). Dados do Departamento de Agricultura sobre resíduos de pesticidas foram utilizados para classificar frutas e vegetais como com “alta” ou “baixa” presença de pesticidas.

As ingestões médias de alimentos com alta e baixa presença de pesticidas foram 1,7 e 2,8 porções/d, respectivamente. A maior ingestão de frutas e vegetais com alto teor de pesticidas foi associada a uma menor probabilidade de gravidez clínica e nascimento vivo.

Em comparação com as mulheres no quartil mais baixo de ingestão de alimentos com alta presença de pesticidas (<1,0 porções/d), as participantes no quartil mais alto (≥ 2,3 porções/d) apresentaram 18% (IC de 95%: 5% a 30%) menos chances de engravidar e 26% (IC de 95%: 13% a 37%) menos chances de nascimento vivo.

A ingestão de frutas e vegetais com baixo teor de pesticidas não foi significativamente relacionada aos desfechos da TRA.

Com base nesses achados, os autores concluíram que o maior consumo de alimentos com alto teor de pesticidas foi associado a menores probabilidades de gravidez e nascimento vivo após o tratamento para infertilidade com TRA. Isso sugere que a exposição a pesticidas pode estar associada a consequências reprodutivas adversas.

Veja também: ‘Pesticidas comuns podem acelerar a puberdade?’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Chiu Y, Williams PL, Gillman MW, Gaskins AJ, Mínguez-Alarcón L, Souter I, Toth TL, Ford JB, Hauser R, Chavarro JE, for the EARTH Study Team. Association Between Pesticide Residue Intake From Consumption of Fruits and Vegetables and Pregnancy Outcomes Among Women Undergoing Infertility Treatment With Assisted Reproductive Technology. JAMA Intern Med. Published online October 30, 2017. doi:10.1001/jamainternmed.2017.5038

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.