Consumo de bebida ‘diet’ aumenta risco de AVC e demência?

A ingestão de bebidas açucaradas e artificialmente adoçadas já foi associada à doenças cardiometabólicas, o que pode aumentar o risco de AVC e demência.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A ingestão de bebidas açucaradas e artificialmente adoçadas já foi associada a doenças cardiometabólicas, o que pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e demência.

Em um novo estudo, publicado na Stroke, pesquisadores examinaram se o consumo de bebidas açucaradas ou artificialmente adoçadas está associado ao risco de AVC ou demência. Para isso, foram usados os dados do estudo Framingham Heart.

No total, 2.888 participantes com idade > 45 anos foram analisados para AVC (idade média de 62 anos anos, 45% homens) e 1.484 participantes com idade > 60 anos para demência (idade média de 69 anos anos, 46% homens).

A ingestão de bebidas foi quantificada através de um questionário. Durante o período examinado (cerca de 10 anos), foram observados 97 casos de AVC (82 isquêmicos) e 81 de demência (63 compatíveis com a doença de Alzheimer).

As melhores condutas médica você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Após ajustes por idade, sexo, educação (para análise de demência), ingestão calórica, qualidade da dieta, atividade física e tabagismo, maior consumo recente e maior consumo de refrigerantes artificialmente adoçados foram associados a um risco aumentado de AVC isquêmico, demência por todas as causas e demência da doença de Alzheimer.

Ao comparar a ingestão cumulativa diária por semana, as razões de risco foram 2,96 (intervalo de confiança [IC] de 95%: 1,26-6,97) para AVC isquêmico e 2,89 ([IC] de 95%: 1,18-7,07) para a doença de Alzheimer. Bebidas adoçadas com açúcar não foram associadas com AVC ou demência.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que o consumo de bebidas artificialmente adoçadas foi associado com um maior risco de AVC e demência.

Veja também: ‘Alimentação está relacionada com metade das causas de doenças’

Referências:

  • Sugar- and Artificially Sweetened Beverages and the Risks of Incident Stroke and Dementia. Matthew P. Pase, Jayandra J. Himali, Alexa S. Beiser, Hugo J. Aparicio, Claudia L. Satizabal, Ramachandran S. Vasan, Sudha Seshadri and Paul F. Jacques. Stroke. 2017; originally published April 20, 2017. https://doi.org/10.1161/STROKEAHA.116.016027
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades