Consumo de café reduz risco de doença hepática?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

Uma prática bem comum em nosso dia-a-dia: “Vamos tomar um café?” Como essa substância pode interferir na nossa saúde, principalmente em relação as doenças hepáticas?

O consumo de café tem sido inversamente associado com a gravidade da doença hepática crônica, entretanto a maioria dos estudos foram conduzidos principalmente em hepatite crônica C. Poucos estudos têm sido realizados com outras etiologias.

Um estudo observacional prospectivo publicado recentemente no Clinical Gastroenterology and Hepatology foi realizado para examinar a associação entre o consumo de café e a doença hepática crônica com e sem cirrose por etiologia.

Veja também: ‘Café: o novo vilão das doenças cardiovasculares’

Foram identificados 5.385 casos de doença hepática crônica, sendo 1.112 casos de doença hepática alcoólica, 2.786 de doença hepática gordurosa não-alcoólica (DHGNA), 606 de hepatite C crônica, 165 de hepatite B crônica, 716 de outras etiologias. A mediana de idade no momento inicial da coorte dos casos e controles foi de 61 anos e 44% eram do sexo masculino. Em relação à etnia, 12% eram afro-americanos, 38% japoneses americanos, 5% havaianos nativos, 22% latinos e 23% brancos.

Os riscos para doença hepática crônica associado a doença hepática alcoólica (ptrend=0,0015), DHGNA (ptrend=0,0001) e hepatite C crônica (ptrend=0,0241) foram reduzidos com o aumento do consumo de café.

As associações de café com doença hepática alcoólica (ptrend<0,0001) e hepatite C crônica (ptrend=0,0215) foram observadas principalmente nos pacientes com cirrose. Curiosamente, na doença hepática crônica associada ao DHGNA, observou-se uma tendência significativa para cirrose (ptrend=0,0484) e para os casos sem cirrose (ptrend=0,0018).

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Não foi encontrada associação entre o consumo de café e doença hepática crônica ou cirrose para outras etiologias (hepatite B crônica, por exemplo). Não foi observada evidência de que as associações de café com doença hepática alcoólica, DHGNA e hepatite C crônica variaram em função da etnia.

Este estudo concluiu que o consumo de café foi associado com um risco reduzido de doença hepática crônica, particularmente para o DHGNA, doença hepática alcoólica e hepatite C crônica, incluindo cirrose.

Autora:

Referências:

  • Setiawan VW, Porcel J, Wei P, Stram DO, Noureddin N, Lu SC, Le Marchand L, Noureddin M, Coffee Drinking and Alcoholic and Nonalcoholic Fatty Liver Diseases and Viral Hepatitis in the Multiethnic Cohort, Clinical Gastroenterology and Hepatology (2017), doi: 10.1016/ j.cgh.2017.02.038.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar