Leia mais:
Leia mais:
Check-up Semanal: diretriz de diverticulite aguda, uso do Helmet na Covid-19 e mais! [podcast]
Consumo de cafeína por gestantes associada à restrição de crescimento do bebê?
Cafeína pode estimular a produção do tecido adiposo marrom e ajudar no combate à obesidade
Excesso de cafeína causa zumbido no ouvido
Terapia precoce com cafeína melhora desenvolvimento de bebês prematuros?

Consumo de cafeína por gestantes associada à restrição de crescimento do bebê?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

É difícil dizer para pacientes gestantes o quanto de cafeína elas pode ingerir por dia: um copo de mate? Uma, ou duas xícaras pequena de café? Alguns obstetras recomendam a suspensão da cafeína na gestação, outros recomendam o consumo controlado. Quem está certo?

Em 2020 o American College of Obstetricians and Gynecologists reafirmou que uma dose diária de 200 mg por dia de cafeína parece não oferecer riscos como abortamento ou parto prematuro. A Health Canada recomenda um máximo de 300 mg por dia, incluindo fontes naturais de cafeína, como ervas como guaraná e erva-mate. A American Dietetic Association (ADA) recomenda que mulheres gestantes evitem doses acima de 300 mg/dia.

Leia também: Você​ ​sabe​ ​como​ ​tratar​ ​a​ ​Dor​ ​do​ ​Crescimento?

Porém, recentemente, alguns trabalhos demostraram que doses baixas, mesmo menores que 200 mg/dia de cafeína podem estar associadas ao aumento de risco de baixo peso ao nascer, e restrição de crescimento fetal, sugerindo que pode não haver uma dose segura de cafeína na gestação.

Nesse contexto, neste mês de março de 2021 o JAMA publicou um estudo avaliando a associação entre ingesta de cafeína por gestantes e índices antropométricos neonatais, testando a modificação do efeito pelo genótipo de metabolismo materno rápido ou lento da cafeína.

Cafeína na gestação pode estar associada com restrição de crescimento do bebê

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

A relação entre ingesta de cafeína, metabolismo materno e índices antropométricos do bebê

Foi realizada uma coorte longitudinal, o National Institute of Child Health and Human Development Fetal Growth Studies Singletons incluiu 2.055 mulheres não fumantes, com baixo risco de desenvolvimento de CIUR, com informações completas sobre o consumo de cafeína. O estudo foi realizado em doze centros clínicos nos EUA entre 2009 e 2013.

A cafeína ingerida, então, foi avaliada a partir das concentrações plasmáticas de cafeína e paraxantina (principal metabolito da cafeína) e o consumo a partir do relato da paciente de ingestão de bebidas com cafeína entre 10-13 semanas de gestação.

Além disso, o trabalho avaliou o metabolismo das gestantes. Ele foi definido como rápido ou lento usando informações do genótipo da variante de nucleotídeo único rs762551 (CYP1A2 * 1F).

As medidas antropométricas neonatais, incluíam peso ao nascer, comprimento e circunferências da cabeça, abdominal, braço e coxa, dobra cutânea e medidas de massa gorda.

Resultados surpreendentes

Ao se observar o metabolismo materno, não houve associação entre cafeína e antropometria neonatal de acordo metabolismo da cafeína, seja ele lento ou rápido.

Entretanto, foram observadas pequenas reduções nas medidas antropométricas neonatais com o aumento do consumo de cafeína. Os resultados sugerem que o consumo durante a gravidez, mesmo em níveis muito mais baixos do que os 200 mg por dia recomendados, podem estar associados à diminuição do crescimento fetal.

Saiba mais: Dispositivo pode ajudar na estabilidade do oxigênio cerebral de neonatos prematuros

Infelizmente, não foi observado um limiar para o consumo de cafeína, que se traduz em pouca segurança ao estipularmos uma quantidade pré-estabelecida às pacientes gestantes.

Nesse ínterim, ainda não temos evidências consistentes para vetar por completo a ingesta de cafeína na gestação, tampouco orientar que seu consumo seja seguro em duas ou uma xícara de café por dia. A orientação deve ser individualizada e as evidências atuais compartilhadas com a paciente.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Gleason JL, Tekola-Ayele F, Sundaram R, et al. Association Between Maternal Caffeine Consumption and Metabolism and Neonatal Anthropometry: A Secondary Analysis of the NICHD Fetal Growth Studies–Singletons. JAMA Netw Open.2021;4(3):e213238. doi:1001/jamanetworkopen.2021.3238
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar