Consumo de chá e café e sua relação com risco de doenças cardiovasculares

Apesar dos efeitos já conhecidos, a associação do consumo de café e chá com resultados clínicos cardiovasculares ainda é controversa.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Café e chá são as duas bebidas mais consumidas no mundo. A cafeína, o composto ativo mais estudado no café e no chá, apresenta efeitos cardiovasculares de curto prazo bem conhecidos, como aumento dos níveis plasmáticos de renina, vasoconstrição periférica, aumento da pressão arterial e arritmias cardíacas. Apesar destes efeitos, a associação do consumo de café e chá com resultados clínicos cardiovasculares ainda é controversa.

No estudo prospectivo Multi-Ethnic Study of Atherosclerosis (MESA) buscou-se avaliar a associação entre o consumo de café e chá com a prevalência, fatores de risco e progressão da doença cardiovascular subclínica.

xicara de cha

Chá, café e doenças cardiovasculares

Foram avaliados 6.508 participantes com diversas etnias. A média de idade foi de 62,3 anos e 52,9% eram mulheres. O consumo de café e chá foi classificado como nunca, ocasional (<1 xícara/dia) e regular (≥1 xícara/dia).

A porcentagem de participantes que consomem 0, <1 e ≥1 xícara/dia de café foi de 25,0%, 24,0% e 50,9%, respectivamente. Mais da metade dos participantes (57,6%) relataram nunca ter ingerido chá, enquanto que 29,5% relataram ingerir <1 xícara/dia e 12,9% ≥1 xícara/dia.

A prevalência de calcificação de artérias coronárias por escore de cálcio 0, 1-99 e ≥100 foi de 49,9%, 26,5% e 23,6%, respectivamente.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Durante uma mediana de acompanhamento de 5,3 anos para calcificação de artérias coronárias e 11,1 anos para eventos cardiovasculares, os participantes que consumiram chá regularmente (≥1 xícara/dia) tiveram uma progressão mais lenta da calcificação de artérias coronárias em comparação com os nunca consumiram após ajuste multivariável.

Isto correlacionou-se com uma menor incidência estatisticamente significativa de eventos cardiovasculares para consumidores de ≥1 xícara/dia de chá (hazard ratio [HR] ajustado: 0,71; intervalo de confiança de 95% [IC 95%]: 0,53-0,95). Em comparação com os nunca consumiram café, a ingestão regular de café (≥ 1 xícara/dia) não foi associada à progressão da calcificação de artérias coronárias ou eventos cardiovasculares (HR ajustado: 0,97; IC 95%: 0,78, 1,20).

Veja também: ‘Café: o novo vilão das doenças cardiovasculares’

O estudo concluiu que os consumidores moderados de chá apresentaram uma progressão mais lenta da calcificação de artérias coronárias e reduziram o risco de eventos cardiovasculares. Dessa forma, estudos posteriores são necessários para entender a natureza potencialmente protetora do consumo moderado de chá.

 

Referência:

  • Miller PE, Zhao D, Frazier-Wood AC, Michos ED, Averill M, Sandfort V, et al. Associations of Coffee, Tea, and Caffeine Intake with Coronary Artery Calcification and Cardiovascular Events. Am J Med [Internet]. Elsevier Ltd; 2016; Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27640739

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades