Consumo de frutas é melhor do que verdura no controle de triglicerídeos

Pesquisadores realizaram um estudo para determinar se a dieta baseada em frutas ou vegetais influenciaria no controle dos níveis de triglicerídeos.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Uma alimentação saudável e bem balanceada, rica em verduras, legumes, laticínios e frutas, é essencial para a prevenção de eventos cardiovasculares, hipertensão, diabetes, profilaxia ou controle da diabetes, depressão e outras doenças, fora o aumento na qualidade de vida. Pesquisadores do Japão realizaram um estudo a fim de determinar se uma dieta baseada em frutas ou legumes e verduras influenciaria também no controle dos níveis de triglicerídeos no organismo.

triglicerídeos

Frutas x triglicerídeos

No entanto, alguns estudos anteriores indicavam que o consumo de fruta poderia não ser tão benéfico, pois a frutose contribuiria para o aumento dos triglicerídios, levando à hipertrigliceridemia, doença que pode provocar complicações como pancreatite e acidente vascular cerebral (AVC). Para esclarecer a questão, um estudo observacional e de metanálise investigou a relação entre o consumo de frutas e os triglicerídios. Os resultados foram publicados na edição de outubro da revista Clinical Nutrition ESPEN.

Leia mais: Dieta cetogênica: a dieta que trata doenças

O levantamento analisou dados de estudos observacionais (que examinaram a associação entre o consumo de fruta e a hipertrigliceridemia) ou de estudos intervencionais (que verificaram os efeitos do aumento no consumo nos níveis de triglicerídios). Após a triagem, foram selecionados cinco estudos cruzados e apenas dois intervencionais.

Resultados

A taxa (Odds ratio) do alto consumo de frutas em relação ao baixo consumo nos estudos cruzados foi de 0,79 (IC 95% [0,72-0,87]). Nestes estudos, a razão de chance do alto consumo de legumes e verduras relacionado ao baixo consumo foi de (0,92; IC 95% [0,82-1,03]). Uma relação linear de dose-resposta foi observada entre o aumento no consumo de frutas e hipertrigliceridemia. Para cada aumento em um consumo de fruta por dia, observou-se razão de chance de 0,91 (IC 95%, 0,84-0,98).

Surpreendentemente, os pesquisadores encontraram uma relação inversamente proporcional entre o consumo de frutas e os níveis de triglicerídios, em que a frutose teve efeitos positivos, contrariando o que diziam os estudos anteriores. Esta relação de proporcionalidade não foi observada no consumo de legumes e verduras.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Kodama, S., Horikawa, C., Fujihara, K., Ishii, D., Hatta, M., Takeda, Y., … Sone, H. (2018). Relationship between intake of fruit separately from vegetables and triglycerides – A meta-analysis. Clinical Nutrition ESPEN. doi:10.1016/j.clnesp.2018.07.001

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.