Contaminação dos rios com antibióticos: uma preocupação mundial

As concentrações de antibióticos encontradas em alguns dos rios do mundo ultrapassam os níveis “seguros” em até 300 vezes.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Antibióticos são muitas vezes a salvação dos pacientes, mas seu uso inadequado pode estar relacionado a diversas complicações, como aumento de resistência bacteriana, infecções por Clostridium difficile e alterações de microbioma. Esta semana, um estudo divulgado pela University of York revelou que esses efeitos negativos já se estenderam para o meio ambiente de um modo que ainda não imaginávamos: as concentrações de antibióticos encontradas em alguns dos rios do mundo ultrapassam os níveis “seguros” em até 300 vezes.

antibióticos

Antibióticos nos rios

Os pesquisadores buscaram 14 antibióticos comumente usados ​​em rios em 72 países em seis continentes. Os antibióticos foram encontrados em 65% dos locais monitorados, sendo o trimetropim o mais prevalente, detectado em 307 dos 711 locais testados. O ciproflaxacino, famoso no tratamento de infecção urinária, foi o composto que mais frequentemente excedeu os níveis de segurança, ultrapassando o limiar de segurança em 51 locais.

Os locais onde os limites “seguros” foram excedidos com mais frequência foram na Ásia e na África, mas os níveis foram preocupantes também em outros continentes. Houve correlação entre os locais de alto risco e proximidade com sistemas de tratamento de águas residuais, lixões de lixo ou esgoto e em algumas áreas de turbulência política, incluindo a fronteira israelense e palestina.

Os pesquisadores revelaram que a questão inspira preocupação, pois estes antibióticos são moléculas biologicamente ativas sendo descartadas em grande quantidade no meio ambiente. Esta situação pode ter grandes efeitos ecológicos e na saúde humana, incluindo o temido aumento da resistência aos antibióticos. Resolver o problema será um grande desafio, com necessidade de tratamento de adequado de resíduos, regulamentação mais rigorosa, além de limpeza de locais já contaminados.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades