Contraceptivos hormonais e atraso na fertilidade

Tempo de leitura: 2 min.

Os métodos anticoncepcionais reversíveis de longa duração (LARC) estão se tornando cada vez mais populares, em virtude disto diversas pesquisas avaliam o uso dos contraceptivos hormonais e fecundabilidade (probabilidade média de gravidez por ciclo menstrual para um casal com relações sexuais frequentes e sem contracepção).

Um recente estudo publicado na The BMJ em novembro de 2020, avaliou a fecundabilidade quanto ao tempo de uso de métodos contraceptivos hormonais e não hormonais. A coorte prospectiva avaliou dados de 3 estudos com uma população total de 17.954 mulheres com idade entre 18 e 49 anos que estavam tentando gestar em centros da Dinamarca e da América do Norte no período de 2007 a 2019, a avaliação era bimestral para avaliar como desfecho a gravidez no período máximo de 12 meses.

Leia também: Uso de preservativos e anticoncepcionais entre estudantes de ensino médio nos Estados Unidos

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas
Cadastrar Login

Método do estudo

Das 17.954 mulheres avaliadas, aproximadamente 6.735 (38%) haviam feito uso de contraceptivos orais recentemente, 2.398 (13%) usaram LARC e 5.497 (31%) métodos de barreira. De toda a população, 10.729 mulheres gestaram sendo 56% nos primeiros seis meses de acompanhamento e 77% em 12 meses.

Saiba mais: Anticoncepcionais orais e risco de câncer: o que as evidências dizem

Todavia, quando comparada a fecundabilidade das usuárias de LARC com as usuárias de métodos de barreira, essas últimas apresentaram maior taxa; Quando avaliado usuárias de métodos contraceptivos injetáveis, estas apresentaram um maior atraso no retorno da fertilidade normal (cinco a oito ciclos menstruais) e menor taxa de fecundabilidade ( 0,65; IC de 95% 0,47 a 0,89) quando comparado com métodos de barreira. Já as usuárias de anticoncepcionais transdérmicos (adesivo) apresentaram um retorno da fertilidade normal após quatro ciclos, contraceptivos orais e anel vaginal dois ciclos, e por fim usuárias de dispositivos intrauterinos (DIU) e implantes hormonais apresentaram o menor tempo para retorno da fertilidade fisiológica, dois ciclos.

Conclusão

Diante das evidencias do estudo, pode-se concluir que o uso de contraceptivos injetáveis promovem prováveis efeitos no organismo feminino postergando o retorno da fertilidade após a suspensão do método, todavia vale salientar que o estudo não correlacionou o tempo de uso dos métodos com os resultados, podendo ser um viés do estudo. Desse modo, é fundamental conversar com a paciente e avaliar o planejamento familiar para escolha do melhor método contraceptivo.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Yland JJ, et al. Pregravid contraceptive use and fecundability: prospective cohort study. BMJ 2020;371. doi:10.1136/bmj.m3966
Compartilhar
Publicado por
Camilla Luna

Posts recentes

Uso dos antídotos dos novos anticoagulantes em pacientes com sangramento grave

O manejo do sangramento por anticoagulantes consiste de tratamento de suporte, uso de pró-coagulantes e…

7 horas atrás

Síndrome do Intestino Irritável: causas e sintomas [podcast]

Neste episódio, a Dra. Mariane Sávio, especialista em Coloproctologia e conteudista do Whitebook, falará sobre…

8 horas atrás

Anvisa alerta sobre casos raros de síndrome de Guillain-Barré pós-vacinação

A Anvisa emitiu um alerta para o acompanhamento de casos raros da síndrome de Guillain-Barré…

9 horas atrás

Efeitos adversos associados ao uso de cigarro eletrônico por gestantes

O tabagismo materno, sem dúvidas, é uma causa relevante e evitável de efeitos adversos na…

10 horas atrás

Hipertensão em adolescentes com doença renal crônica: usar definição de adultos ou de crianças?

Foi conduzida uma análise retrospectiva do “Estudo de Coorte de Doença Renal Crônica em Crianças”…

11 horas atrás

Melhores práticas perioperatórias em pacientes obesos

O anestesiologista precisa estar familiarizado com as melhores práticas atuais no manejo perioperatório de pacientes…

12 horas atrás