Controle glicêmico rígido em gestantes com DM1 pode melhorar os desfechos clínicos

Em artigo do The Lancet, pesquisadores examinaram a eficácia do controle glicêmico rígido em pacientes grávidas com diabetes tipo 1 (DM1) nos desfechos na saúde obstétrica e neonatal.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em novo artigo publicado no The Lancet, pesquisadores examinaram a eficácia do controle glicêmico rígido em pacientes grávidas com diabetes tipo 1 (DM1) nos desfechos na saúde obstétrica e neonatal.

Para esse estudo multicêntrico, aberto, randomizado e controlado, pesquisadores recrutaram mulheres de 18 a 40 anos com DM1 que estavam recebendo terapia intensiva com insulina, por um período mínimo de 12 meses. As participantes estavam grávidas (≤ 13 semanas e 6 dias de gestação) ou planejavam engravidar, e eram de 31 hospitais no Canadá, Inglaterra, Escócia, Espanha, Itália, Irlanda e EUA.

No total, 325 mulheres foram randomizadas para controle da glicose padrão ou rígido. As participantes receberam instruções sobre como usar suas medidas para ajustar a dose de insulina.

Veja também: ’10 fatos que você precisa saber sobre o controle glicêmico intra-hospitalar’

No grupo de controle glicêmico rígido, o nível médio de hemoglobina glicosilada (HbA1c) entre o período de recrutamento e a 34ª semanas de gestação diminuiu significativamente mais do que com controle padrão (-0,54 versus -0,35). Os pesquisadores não encontraram nenhum benefício aparente do controle glicêmico rígido em mulheres planejando a gravidez.

Os resultados de saúde neonatal foram significativamente melhores no grupo de controle rígido, com menos admissões a cuidados intensivos neonatais com duração superior a 24 horas (0,48: 0,26 a 0,86; p = 0,0157), menor incidência de hipoglicemia neonatal (0,45; 0,22 a 0,89; p = 0,0250) e um dia mais curto de duração na internação (p = 0,0091). Ocorreram eventos adversos em 51 (48%) participantes do grupo de controle rígido e 43 (40%) do grupo controle.

Para os pesquisadores, esses achados apoiam o controle glicêmico rígido em todas as pacientes grávidas com DM1. Leia o estudo na íntegra nesse link.

E mais: ‘InsulinAPP – o controle glicêmico do seu paciente nas suas mãos’

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades