Controle Intensivo de Glicose em Pacientes com Diabetes Tipo 2

Foram descrito os novos resultados após 15 anos, VADT, que acompanhou pacientes por 10 anos após 6 anos de controle intensivo da glicose x controle padrão. 

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Anteriormente, no VADT foi relatado o seguimento de 5,6 anos de paciente com controle intensivo da glicose com DM2 em militares veteranos, mostrando um menor risco cardiovascular – controle intensivo x controle padrão. Foram descrito os novos resultados após 15 anos, VADT (que teve um primeiro resultado há 10 anos), que acompanhou os pacientes por 10 anos após 6 anos de controle intensivo da glicose x controle padrão. 

O desfecho primário pré-especificado foi um composto de eventos cardiovasculares maiores, incluindo infarto do miocárdio não fatal, acidente vascular cerebral não fatal, insuficiência cardíaca congestiva nova ou agravada, amputação por gangrena isquêmica e morte por outras causas cardiovasculares. Morte por qualquer outra causa foi um resultado secundário.

Leia mais:  Diabetes tipo 1: liraglutide pode ser útil no controle glicêmico?

A separação das curvas de hemoglobina glicosilada entre o grupo de terapia intensiva e o grupo de terapia padrão foi, em média, 1,5%, e essa diferença declinou para 0,2 a 0,3 pontos percentuais em 3 anos após o término do ensaio. O grupo de terapia padrão mantinha um nível de hemoglobina glicada entre 8% e 9% e do controle intensivo menos 1,5 pontos.  

O risco de eventos cardiovasculares primários foi 17% menor no grupo de terapia intensiva do que no grupo de terapia padrão. Neste estudo de acompanhamento de 15 anos, descobriu-se que 5,6 anos de redução de glicose intensiva que levaram a uma separação mediana de 1,5 % nas curvas de hemoglobina glicada não resultaram em um risco significativamente menor de eventos cardiovasculares maiores do que a terapia padrão.

 

Referências:

  • Reaven et al, Intensive Glucose Control in Patients with Type 2 Diabetes — 15-Year Follow-up  – New England Journal of Medicine June 6, 2019 380(23):2215 https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1806802

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades