Coronavírus: características de Covid-19 em pediatria, na China

Tempo de leitura: 2 min.

Recentemente, a epidemia da doença causada pelo coronavírus, Covid-19, tem preocupado diversos países, incluindo o Brasil. Os relatos são de que a doença se apresenta com maior gravidade em idosos e pessoas com comorbidades como doenças respiratórias e cardiovasculares.

Ainda não se sabe ao certo, porém, a repercussão dessa epidemia no público pediátrico, uma vez que existem poucos relatos de casos e informações epidemiológicas a respeito.

Em 12 de março de 2020, o New England Journal of Medicine (NEJM) publicou uma correspondência de pesquisadores chineses relatando a ocorrência de seis casos de Covid-19 em crianças.

 

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas
Cadastrar Login

Coronavírus em pediatria

A média de idade das crianças foi de três anos (variando de um a sete anos). Todas as crianças eram previamente hígidas, e não foi possível identificar a fonte de infecção em um paciente.

Os sintomas mais comuns foram: febre acima de 39 °C (em todos os pacientes), tosse (em todos os pacientes) e vômitos (em 4 pacientes). Quatro pacientes apresentaram indícios radiológicos de pneumonia, com tomografias sugerindo pneumonia com padrão viral. Uma criança necessitou de internação em UTI. Houve recuperação do quadro em todos os pacientes (média de 7,5 dias), e todos fizeram uso de tratamento empírico com antibióticos, antivirais e tratamento de suporte.

Leia também: 

Os autores reforçam que o acometimento de crianças por Covid-19 pode causar doença respiratória de moderada a grave e que pode acontecer no início da epidemia.

Esse relato é importante nesse momento epidemiológico que o Brasil vive, uma vez que as crianças não estão sendo incluídas como grupo de risco. Apesar disso, os pediatras e médicos de urgência devem estar preparados e atentos para a possibilidade de infecções graves por Covid-19 em crianças.

Autora:

Referências bibliográficas:

  • Liu W, et al. Detection of Covid-19 in Children in Early January 2020 in Wuhan, China. The New England Journal of Medicine. March 12, 2020. DOI: 10.1056/NEJMc2003717
Compartilhar
Publicado por
Dolores Henriques

Posts recentes

12 conteúdos novos com imagens no Whitebook

O Whitebook têm recebido várias figuras. Na atualização desta semana, acrescentamos 12 conteúdos novos com…

13 horas atrás

Vacinação contra Covid-19: Papel da enfermagem na conscientização da segunda dose da vacina

A equipe de enfermagem possui um papel fundamental na conscientização da vacinação contra Covid-19 para…

14 horas atrás

Cerclagem em gestações gemelares: indicação pelo exame físico

Um trial estudou a eficácia da cerclagem na prevenção de trabalho de parto com nascimento…

15 horas atrás

Quais colírios usar no atendimento ou prescrever para tratamento de gestantes?

Sou oftalmologista e vou atender uma gestante. Quais colírios posso usar no atendimento ou prescrever…

16 horas atrás

Teste do Pezinho é ampliado e passa a detectar até 50 novas doenças pelo SUS

A ampliação do Teste do Pezinho, que eleva de seis para 50 o número de…

17 horas atrás

Avaliação da fase pré-analítica do exame de urina de rotina

O exame de urina de rotina é um dos exames mais solicitados e importantes de…

18 horas atrás