Coronavírus e Cuidados Paliativos: estratégias desenvolvidas para o cuidado dos pacientes [podcast]

Tempo de leitura: 2 minutos.

Esta semana estamos com mais um programa especial de podcasts sobre o coronavírus, desta vez falando da importância da abordagem de Cuidados Paliativos neste momento. O programa é apresentado pela médica paliativista Carolina Neiva, que conversa cada dia uma pessoa diferente.

Hoje, no último episódio da série, Carolina conversa com o professor Dr. Ricardo Tavares*, médico cardiologista e intensivista, com área de atuação em Medicina Paliativa, que contou as estratégias que ele, junto de sua equipe, tem desenvolvido para o cuidado dos pacientes com Covid-19 no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP).

No primeiro episódio, a médica intensivista e paliativista Juliana Ferragut falou sobre as estratégias de cuidados paliativos, como controle de sintomas, para diminuir o sofrimento do paciente com Covid-19 na UTI. No segundo episódio, a médica paliativista Maria Goretti Sales Maciel, fundadora da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, contou sua experiência sobre as estratégias integradas durante a pandemia do novo coronavírus e comentou os resultados positivos que essa integração está trazendo neste momento. Ontem, a com a médica clínica geral e oncologista Dalva Yukie Matsumoto, coordenadora de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo, falou sobre a comunicação com o paciente, sua família e até mesmo com os colegas de trabalho e superiores.

Você que é ouvinte do Check-up Semanal tem um desconto de até 20% no Whitebook! Acesse whitebook.com.br e insira o cupom PEBPODCAST no pagamento da assinatura anual. Mais detalhes você encontra neste tutorial.

*Ricardo Tavares é médico cardiologista e intensivista com área de atuação em Medicina Paliativa, doutor em Medicina pela FMUSP. Atualmente é coordenador do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP) e um dos diretores do Instituto Paliar de Educação.

Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!

Confira também por outros players:

Relacionados