Coronavírus e o paciente com obesidade: quais os principais desafios?

A pandemia pelo novo coronavírus, está colocando a saúde pública em primeiro plano para todos os membros da sociedade de Obesidade.

A pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, está colocando a saúde pública em primeiro plano para todos os membros da Obesity Society. Tem sido demonstrado que as manifestações do infecção vão do espectro da doença assintomática à infecção respiratória aguda grave.

A questão é que, embora a maioria das pessoas com Covid-19 não desenvolva sintomas ou tenha apenas manifestações leves, as evidências da China indicam que aproximadamente 14% desenvolvem doença grave com necessidade de hospitalização e suporte de oxigênio, enquanto 5% exigem admissão em uma unidade de terapia intensiva.

Para esses 5%, síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), sepse e choque séptico, falência multiorgânica, incluindo lesão renal aguda e lesão cardíaca podem ocorrer.

Foram relatados como fatores de risco para doença grave e morte por Covid-19 a idade avançada e a presença de comorbidades. A prevalência de diabetes foi de 20% e de hipertensão de 30% nos primeiros casos analisados ​​quanto a fatores de risco para doença grave.

homem com obesidade, fator de risco para coronavírus, medindo circunferência, com a barriga e fita métrica em foco

Obesidade e coronavírus

A atual experiência europeia parece indicar casos cada vez mais graves entre as faixas etárias mais jovens. Pessoas com obesidade em todo o mundo já estão em alto risco de complicações graves da Covid-19 em virtude do aumento do risco de doenças crônicas que a obesidade gera.

Há sérias implicações para o sistema de saúde. O atendimento a pacientes obesos gravemente enfermos (5% das infecções) que necessitam de cuidados intensivos apresenta uma série de desafios como:

  • Necessidade de mais leitos hospitalares bariátricos
  • Intubações mais desafiadoras
  • Maior dificuldade na obtenção de diagnóstico por imagem (existem limites de peso nas máquinas de imagem)
  • Maior dificuldade de posicionamento e transporte pela equipe de enfermagem.

Leia também: Qual a relação entre o ibuprofeno, iECA, BRA e o novo coronavírus?

Leitos especiais e equipamentos de posicionamento/transporte estão disponíveis principalmente em unidades especializadas em cirurgia bariátrica, e podem não estar amplamente disponíveis em outros hospitais.

É provável que vejamos uma colisão dessas duas epidemias de saúde pública, a obesidade e o novo coronavírus.

O impacto da Covid-19 também será sentido fora da unidade de terapia intensiva. Pessoas com obesidade já vivem mais isoladas e evitam o contato social. Já estão estigmatizadas e já experimentam taxas mais altas de depressão.

Por fim, aprendemos muito com a gripe em pacientes com obesidade e quase certamente haverá paralelos com a nova doença.

Paralelos com H1N1

O Centers for Disease Control considera aqueles com IMC> 40 kg/m² como em risco de complicações da gripe.

Durante a pandemia do H1N1 de 2009, a obesidade foi reconhecida como um fator de risco independente para complicações da influenza. Portanto, é provável que a obesidade seja considerada como um fator de risco independente para a Covid-19.

De grande preocupação também é o fato de que as pessoas com obesidade parecem desenvolver menor proteção com a imunização contra influenza.

Veja também: Avaliação de nódulos de tireoide: veja as orientações do novo guideline

Conclusões

A pandemia do COVID-19 está desafiando o mundo de maneiras sem precedentes. Os editores da Obesity chamam a atenção para a epidemia da obesidade, e agora assumem a causa de nossos pacientes com obesidade diante dessa dupla ameaça de pandemia.

Referência bibliográfica:

  • Donna H. Ryan, Eric Ravussin, e Steven Heymsfield. Obesity 2020, in press doi:10.1002/oby.22808

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.