Coronavírus: lopinavir-ritonavir e cloroquina podem ser opções de tratamento?

Com o crescimento da pandemia no Ocidente, novas formas de tratamento para o novo coronavírus, como hidroxicloroquina, estão sendo pesquisadas.

Com o crescimento da pandemia no Ocidente, novas formas de tratamento para a doença do novo coronavírus, Covid-19, estão sendo pesquisadas. A maioria tem como pano de fundo estudos prévios in vitro, em modelos animais, e na experiência anterior com o outro coronavírus, o MERS.

monitor de UTI em foco, com paciente com coronavírus ao fundo

Lopinavir-Ritonavir para coronavírus

Saiu no New England Journal of Medicine (NEJM) um ensaio clínico com lopinavir-ritonavir, cujo nome comercial mais conhecido é Kaletra®, para adultos com Covid-19, sinais radiológicos de pneumonia viral e hipoxemia. O ensaio foi com grupo controle, porém sem uso de placebo e sem cegamento. Foram recrutados cerca de 100 pacientes em cada grupo. Por se tratar de um estudo aberto, é importante a avaliação de métricas objetivas de melhora.

  • “Melhora clínica com 14 dias”: 45% com medicação vs 30% sem medicação (p<0,05);
  • Tempo até melhora: 15 dias com medicação vs 16 dias no controle (p<0,05);
  • Mortalidade: 19,2% com medicação vs 25% no controle (não significativo, p>0,05);
  • Isolamento viral: não houve diferença.

Os principais eventos adversos foram gastrointestinais e nenhum muito grave. No editorial, os autores são céticos, pois apesar de alguns sinais de melhora clínica, não houve redução da viremia, o que na opinião deles poderia indicar algum viés.

Cloroquina

Uma revisão sistemática publicada no Journal of Critical Care incluiu pequenos estudos publicados na China e os resultados preliminares dos grandes ensaios que começaram por lá e os resultados (preliminares) animaram a comunidade científica!

A droga tem atividade in vitro e relatos de melhora clínica. Em um estudo francês com 36 pacientes, a combinação hidroxicloroquina e azitromicina reduziu a viremia após 6 dias. Só que para a vida real, ainda falta um estudo mais organizado, como foi feito com lopinavir-ritonavir.

Leia mais sobre o coronavírus:

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.