Coronavírus: quais as recomendações acerca dos animais de estimação?

Foram anunciados os primeiros casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, que causa a doença respiratória Covid-19, em dois gatos de estimação.

O U.S. Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e o United States Department of Agriculture’s (USDA) National Veterinary Services Laboratories (NVSL) anunciaram, em 22 de abril de 2020, os primeiros casos confirmados de infecção por SARS-CoV-2, o novo coronavírus que causa a doença respiratória Covid-19, em dois gatos de estimação. De acordo com estes órgãos, estes são os primeiros animais de estimação a testar positivo para SARS-CoV-2 nos Estados Unidos.

gato de estimação deitado no sofá com coronavírus

Novo coronavírus em gatos

De acordo com a declaração que se encontra no site do CDC, as infecções por SARS-CoV-2 foram relatadas em muito poucos animais em todo o mundo, e ocorreram, principalmente naqueles que tiveram contato próximo com um indivíduo com Covid-19.

Os gatos citados vivem em duas áreas separadas do estado de Nova York e ambos apresentaram doença respiratória leve:

  • Primeiro gato: foi testado após apresentar sinais respiratórios leves. Nenhuma pessoa da casa onde o gato vive foi confirmado como doente com Covid-19. O vírus pode ter sido transmitido a esse gato por membros da família levemente doentes ou assintomáticos ou através de contato com uma pessoa infectada fora de sua casa;
  • Segundo gato: amostras foram coletadas após o animal apresentar sinais de doença respiratória. O dono foi positivo para Covid-19 antes do gato mostrar sintomatologia. O outro gato da casa não mostrou sinais de doença.

Os dois gatos tiveram testes positivos presuntivos para SARS-CoV-2 em um laboratório veterinário privado, que então relatou os resultados para autoridades estaduais e federais.

O teste confirmatório foi realizado no NVSL e incluiu a coleta de amostras adicionais. A NVSL serve como um laboratório de referência internacional e fornece conhecimento e orientação sobre técnicas de diagnóstico, bem como testes confirmatórios para doenças animais estrangeiras e emergentes. Esse teste é necessário para determinadas doenças animais nos Estados Unidos, a fim de cumprir os procedimentos de relatórios nacionais e internacionais. A World Organization for Animal Health (Organização Mundial de Saúde Animal – OIE) considera o SARS-CoV-2 uma doença emergente e, portanto, o USDA deve informar à OIE as infecções animais confirmadas em território americano.

Recomendações

As recomendações do CDC são:

  • Não permitir que animais de estimação interajam com pessoas ou outros animais fora da casa;
  • Manter os gatos dentro de casa sempre que possível, para evitar que eles interajam com outros animais ou pessoas;
  • Passear com os cães na coleira, mantendo pelo menos 6 pés de outras pessoas e animais;
  • Evitar parques de cães ou locais públicos onde um grande número de pessoas e cães se reúna;
  • Indivíduos com Covid-19 (suspeita ou confirmada por um teste), devem restringir o contato com seus animais de estimação e outros animais, como faria com outras pessoas;
  • Quando possível, um pessoa infectada deve pedir que outro membro da sua família cuide dos seus animais de estimação enquanto estiver doente;
  • Evitar o contato com o animal de estimação, incluindo acariciar, aconchegar, beijar ou lamber e compartilhar comida ou roupa de cama;
  • Se a pessoa precisar cuidar do seu animal de estimação ou ficar perto de animais enquanto estiver doente, deve usar um pano para cobrir o rosto e lavar as mãos antes e depois de interagir com eles.

Leia também: Saúde mental durante a Covid-19: campanha visa amenizar os efeitos negativos da pandemia

O CDC informa que, até o momento, os testes de rotina em animais não são recomendados. Entretanto, se outros animais forem confirmados positivos para SARS-CoV-2 nos Estados Unidos, o USDA fará a divulgação. Dessa forma, as autoridades estaduais de saúde animal e de saúde pública liderarão a tomada de decisões sobre se os animais deverão ser testados quanto à SARS-CoV-2.

As autoridades de saúde pública ainda estão aprendendo sobre o SARS-CoV-2, mas não há evidências de que os animais de estimação tenham um papel importante na disseminação do vírus nos Estados Unidos. Portanto, o CDC relata que não há justificativa para tomar medidas contra animais de companhia que possam comprometer seu bem-estar. Mais estudos são necessários para entender se e como diferentes animais, incluindo animais de estimação, podem ser afetados.

Além disso, o CDC destaca que, embora animais adicionais possam ter resultados positivos à medida que as infecções continuam nas pessoas, a realização desses testes em animais não reduz a disponibilidade de testes para seres humanos. Segundo o CDC, o governo dos Estados Unidos continua comprometido em aumentar os testes para Covid-19 em todo o país para os americanos.

Referência bibliográfica:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.