Correção de fatores de risco diminui chance de declínio cognitivo?

Um grande novo estudo acompanhou indivíduos por dois anos para determinar o impacto da correção de fatores de risco modificáveis na demência.

Um grande estudo acompanhou indivíduos por dois anos para determinar o impacto da correção de fatores de risco modificáveis na probabilidade de desenvolvimento de demência.

500x120-usuarios

No estudo duplo-cego, randomizado e controlado, pesquisadores recrutaram indivíduos de 60 a 77 anos, com risco cardiovascular e cognição no nível médio ou ligeiramente menor do que o esperado para a idade.

Os autores atribuíram, aleatoriamente, os participantes em uma proporção de 1:1 para uma intervenção multidomínio de dois anos (dieta, exercício, treinamento cognitivo e monitoramento de risco vascular) ou um grupo de controle (conselho geral sobre saúde). O desfecho primário foi a mudança na cognição, medido através de testes neuropsicológicos.

No total, 1.260 indivíduos participaram do estudo, sendo 631 no grupo de intervenção e 629 no de controle. A mudança média na cognição ao final dos dois anos foi de 0,20 (SE 0,02 / SD 0,51) no grupo de intervenção e 0,16 (0,01 / 0,51) no grupo de controle. A diferença entre os grupos por ano foi 0,022 (95% IC 0,002 – 0,042 / p = 0,030).

Ocorreram eventos adversos em 7% participantes do grupo de intervenção em comparação com 1% no grupo de controle. O mais comum foi dor musculoesquelética (5% no grupo de intervenção vs. nenhum no de controle).

O grupo de intervenção apresentou melhor desempenho na capacidade cognitiva global, velocidade de processamento e função executiva. Os achados sugerem que uma intervenção multidomínio em populações em risco podem melhorar ou manter o funcionamento cognitivo.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250x250-portal

Referências:

  • A 2 year multidomain intervention of diet, exercise, cognitive training, and vascular risk monitoring versus control to prevent cognitive decline in at-risk elderly people (FINGER): a randomised controlled trial. The Lancet. DOI: https://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(15)60461-5.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags