Covid-19: 1 milhão de doses de vacina serão produzidas em fase experimental

A Merck em parceria com o Jenner Institute da Oxford University, na Inglaterra, vai produzir 1 milhão de vacinas para a Covid-1.

A Merck em parceria com o Jenner Institute da Oxford University, na Inglaterra, vai produzir 1 milhão de vacinas para a Covid-19, mesmo com os testes ainda em fase experimental, com a adesão de 510 voluntários.

Os pesquisadores produzirão a vacina em larga escala antes mesmo dos resultados dos testes. A equipe conseguiu reduzir o tempo de desenvolvimento do processo, normalmente de seis meses a um ano, para apenas dois meses.

Brasil tem 200 voluntários para os testes de vacina

Cerca de 200 brasileiros se inscreveram em uma plataforma internacional que está convocando voluntários dispostos a se infectar de propósito com o novo coronavírus em testes múltiplos de vacinas. A plataforma, chamada 1 Day Sooner, já conta com 3,9 mil inscritos de 52 países.

Os participantes do estudo precisam passar duas semanas em um estabelecimento de isolamento clínico, realizando testes virais e sorológicos, para excluir aqueles com infecção anterior ou recente.

Uma preocupação particular com relação a algumas construções de vacina contra o novo coronavírus é que elas podem induzir doenças mais graves após a infecção, como foi relatado em modelos animais de candidatos à vacina SARS e MERS. Se qualquer candidato à vacina mostrar evidência de tais efeitos em modelos animais, é provável que seja descartado para testes em humanos.

Atualmente, há 76 vacinas contra a Covid-19 sendo desenvolvidas, 71 em estágio pré-clínico e cinco em fase clínica, de acordo com um balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), com dados até 20 de abril.

Leia também: Estudo inédito analisa esgoto para mapear circulação do novo coronavírus

No final de março, pesquisadores americanos e ingleses publicaram um estudo científico no Journal of Infectious Diseases defendendo os testes múltiplos em voluntários para acelerar o desenvolvimento de vacina contra a Covid-19.

“Esses ensaios podem subtrair muitos meses do processo de licenciamento, disponibilizando vacinas eficazes mais rapidamente”, argumentam no artigo.

Eles também avaliam que os riscos de infectar voluntários com Covid-19 seriam amenizados se os testes forem realizados em indivíduos que não estão em grupos de risco.

Segundo os autores do estudo, uma nova cepa de coronavírus os obriga a considerar abordagens não convencionais. “Acreditamos que estudos controlados de desafio à vacina contra a SARS-CoV-2 podem acelerar o tempo necessário para avaliar e licenciar vacinas e, portanto, poderiam disponibilizar as vacinas mais cedo para a implantação generalizada. Essa abordagem não é isenta de riscos, mas toda semana que a implantação da vacina é atrasada será acompanhada por muitos milhares de mortes em todo o mundo. É importante ressaltar que estudos de desafio são conduzidos no contexto do consentimento informado dos voluntários competentes, minimização dos riscos do estudo e altos riscos de infecção para os participantes. Eles não violam os direitos individuais dos participantes no altar da resposta a emergências, mas atendem aos direitos individuais e à emergência global de saúde pública”, diz o artigo.

Veja também: Máscaras cirúrgicas e de algodão são eficazes no bloqueio da Covid-19?

seringas várias de vacina para covid-19

Colaboração para acelerar as pesquisas de Covid-19

No final de abril, a OMS lançou uma iniciativa para acelerar o desenvolvimento, a produção e o uso de medicamentos, testes e vacinas seguros e eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar a Covid-19.

Segundo a entidade internacional, a iniciativa Access to Covid-19 Tools Accelerator tornará as tecnologias contra a doença acessíveis a todos que precisam delas, no mundo inteiro.

“O mundo precisa rapidamente dessas ferramentas. Estamos enfrentando uma ameaça comum, que só podemos derrotar com uma abordagem comum”, afirmou Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, no lançamento da iniciativa.

A OMS não cita os testes múltiplos, mas afirma que é preciso “testar todas as vacinas candidatas até que elas falhem”.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.