Covid-19: a testagem pós-vacinal pode ser considerada uma “bobagem”?

A SBPC/ML publicou na sua Revista Informativa, algumas considerações importantes sobre a testagem pós-vacinal para Covid-19.

A fim de tentar esclarecer essa pergunta que ainda gera muita polêmica, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) publicou, por meio da 111ª edição de sua Revista Informativa, algumas considerações importantes sobre a testagem pós-vacinal.

Desde o início da pandemia, a indústria diagnóstica não vem medindo esforços para desenvolver ensaios que pudessem, em conjunto com dados clínico-epidemiológicos e de outros exames complementares, auxiliar no combate à Covid-19. Testes laboratoriais para a detecção direta do material genético/partículas virais, bem como ensaios para a detecção indireta — através da pesquisa de anticorpos (“sorologia”) — foram elaborados em tempo recorde. 

Leia também: ECCMID 2021: testes para Covid-19, testagem tripla de IST e outros destaques do congresso

As diferentes metodologias (ex.: RT-PCR, RT-LAMP, imunocromatografia, ELISA, imunofluorescência, quimioluminescência, eletroquimioluminescência) e alvos (ex.: RNA, antígeno, anticorpos contra diversos epítopos e suas subclasses, anticorpos neutralizantes), contribuem no entendimento à dinâmica da doença. 

Cada qual com sua aplicabilidade, vantagens e limitações, todos esses ensaios passaram por diversas e rigorosas etapas antes de serem disponibilizados comercialmente (pesquisa e isolamento da molécula, estudos básicos e clínicos, validações da indústria, aprovações de órgãos regulatórios, validação interna nos Laboratórios Clínicos).

Covid-19: a testagem pós-vacinal pode ser considerada uma "bobagem"?

Testes pós-vacinais

Com pouco mais de 6 meses após o início da vacinação contra o SARS-CoV-2 no mundo, o interesse por testes laboratoriais que possam refletir a eficácia das vacinas, só vem aumentando.

Nos estudos das vacinas disponíveis, a avaliação laboratorial da sua eficácia foi realizada através da pesquisa de anticorpos neutralizantes em culturas de vírus vivos, em testes de referência, como o ensaio de neutralização por placas (PRNT) ou de suas variações. Devido a sua complexidade, alto custo e a questões de biossegurança, a realização desse tipo de teste é restrito a laboratórios de pesquisa. 

Por conta dessas limitações, testes sorológicos comerciais pós-vacinais, de alta escalabilidade (automatizados), foram desenvolvidos pela indústria diagnóstica, harmonizados com os testes de referência (ex.: PRNT). Por meio de validações, esses testes sorológicos apresentaram uma ótima correlação de seus resultados, quando comparados aos ensaios de referência.

Diversos testes pós-vacinais, que avaliam a resposta humoral (produção de anticorpos), já estão amplamente disponíveis, e podem ser basicamente diferenciados em três tipos: IgG anti-S (proteína spike/espícula), IgG anti-RBD (receptor-binding domain/domíno de ligação ao receptor — que é a porção mais externa da proteína S) e os anticorpos totais neutralizantes. Apesar de possuírem algumas diferenças entre si, todos eles tentam avaliar uma mesma informação: anticorpos que tenham alguma capacidade de impedir a ligação/entrada do vírus à célula humana.

Sabemos que a resposta imunológica (seja desencadeada pela infecção natural, ou após a vacinação) é ampla e complexa, indo além da produção de anticorpos, como por exemplo a resposta celular (linfócitos T). Alguns testes para se avaliar esse outro mecanismo de proteção já estão em processo de desenvolvimento e validação pela indústria diagnóstica, devendo estar disponíveis comercialmente nos próximos meses. 

Perguntas (ainda) sem respostas

O conhecimento científico relacionado a Covid-19 é muito dinâmico, sendo que acabamos de iniciar a curva de aprendizado sobre esses testes. As pesquisas em andamento estão, dentre outros objetivos, buscando as respostas para algumas perguntas importantes, que impactarão diretamente no modo como iremos manejar a pandemia. Dentre esses questionamentos, podemos destacar:  

  • A presença de anticorpos neutralizantes protege contra a doença aguda?
  • Qual a concentração necessária para essa proteção?
  • Se protege, por quanto tempo?
  • Eles podem interromper a cadeia de transmissão?
  • Sua dosagem deve ser utilizada para se recomendar uma dose vacinal complementar ou até mesmo de uma vacina diferente?
  • Qual é a periodicidade das vacinas?
  • O quão é efetiva a resposta celular contra a Covid-19?
  • Os anticorpos neutralizantes são igualmente eficazes contra todas as variantes?

Ainda há muitas perguntas sem resposta, mas que, aos poucos, com o avanço dos estudos e pesquisas, seremos capazes de respondê-las.

Conclusão

Os ensaios pós-vacinais estão amplamente disponíveis, e podem nos informar (e quantificar em alguns deles) se houve uma resposta humoral após a vacinação (e após a infecção natural), ajudando a compreender a imunogenicidade das vacinas. Agora, na prática, o que isso significa e o que iremos fazer com essa informação, ainda está sendo estudado e debatido.

À medida que as pesquisas e a prática clínica avançam, vamos extraindo mais informações (ex.: desempenho analítico, dinâmica da produção de anticorpos, indicações, etc.) a respeito desses testes, favorecendo uma melhor interpretação de seus resultados. Todos os testes, se bem interpretados à luz de suas limitações e do conhecimento científico, são válidos para auxiliar o controle da pandemia.

Saiba mais: ECCMID 2021: RT-PCR ou teste rápido de antígeno para Covid-19?

Entretanto, até o momento, nenhum teste pós-vacinal deve ser utilizado de rotina com a finalidade de se avaliar o nível de imunidade ou de proteção. Apesar de alguns indícios, ainda não existe um correlato de proteção bem definido contra a Covid-19, carecendo de evidências científicas robustas para esse fim. 

Adicionalmente, há o temor de que as pessoas que apresentaram testes reagentes, possam diminuir os cuidados em relação às medidas protetivas, o que pode levar a uma falsa sensação de segurança, contribuindo para um aumento da disseminação viral.

 

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.