Covid-19: Adoção de telemedicina é incentivada por empresas durante a pandemia

A telemedicina é um recurso cada vez mais utilizado, na Covid-19, por hospitais e clínicas de saúde para incentivar discussões sobre inovação.

A telemedicina é um recurso cada vez mais utilizado por hospitais e clínicas de saúde para incentivar discussões sobre inovação em saúde, acesso e diagnósticos mais rápidos. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, esse recurso se tornou imprescindível para preservar a saúde de funcionários, colaboradores e pacientes.

Uma iniciativa de sucesso é o Einstein Conecta, plataforma do Hospital Israelita Albert Einstein destinada para questões de saúde de baixa complexidade e que possui suporte 24 horas por dia em todos os dias da semana.

Desde abril, cerca de 3 mil funcionários da Roche têm a oportunidade de utilizar a consulta online. O benefício é elegível para todos os colaboradores da empresa que, atualmente, totalizam mais de 1.300 profissionais, além de beneficiar também os seus dependentes.

“A inclusão deste benefício inovador reforça o posicionamento da Roche em cuidar de seus colaboradores, principalmente neste momento em que estamos, com a pandemia do novo coronavírus. Entendemos essa atenção como prática primordial, com o objetivo de proporcionar mais flexibilidade e praticidade na assistência à saúde na empresa”, ressalta Denise Horato, diretora de Recursos Humanos da Roche.

Segundo a representante da companhia, os colaboradores estão bastante satisfeitos tanto com a praticidade quanto com o atendimento.

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“Ouvimos muitos elogios à atenção e cuidados dos atendentes e médicos, que transmitem seriedade, confiança e muito profissionalismo. A rapidez e agilidade no atendimento também são um ponto alto, muitos colaboradores visualizam o valor do benefício para além do período de pandemia, como uma ferramenta importante de gestão da saúde e, por que não, de tempo também”, explica Denise Horato.

Como funciona a telemedicina

Sintomas primários, como febre, cefaleia, respiratórios, dermatológicos, gastrointestinais e enxaquecas, são passíveis de uma atenção à distância.

O processo é bastante simples: o funcionário precisará baixar o aplicativo do Einstein Conecta e fazer o seu cadastro, utilizando o seu e-mail corporativo. Uma vez conectado em seu perfil, basta que o funcionário clique em um botão “solicitar atendimento”, selecione a especialidade para o qual deseja o atendimento, faça o “check-in” e aguarde o atendimento.

Após a consulta virtual, será enviado um relatório completo com as orientações gerais, uma sugestão diagnóstica, prescrição de medicamentos para alívio de sintomas, caso seja necessário, além da conduta sugerida.

Todos os documentos emitidos são assinados com certificação digital e aceitos nas principais farmácias do Brasil. Não há encaminhamentos para exames ou agendamento de retorno, pois o conceito de funcionamento do Conecta é somente a uma pré-orientação médica.

Caso haja a recomendação para continuidade do tratamento por um especialista ou encaminhamento ao pronto atendimento, o funcionário deverá consultar a rede credenciada ao seu plano.

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Após a consulta, ele recebe o diagnóstico, orientações gerais sobre a conduta – e se necessário – a prescrição digital de medicamentos para o alívio de sintomas.

Caso haja a recomendação para continuidade do tratamento, o colaborador é orientado a buscar um especialista ou o pronto atendimento.

O serviço seguirá disponível para todos os colaboradores da Roche mesmo após o término da pandemia, sem custo para os beneficiados.

É importante lembrar que o aplicativo Coronavírus SUS, do Ministério da Saúde (MS), também fornece apoio gratuito no combate à Covid-19. O app permite o atendimento com médicos e enfermeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) em uma consulta por telefone. Após o primeiro contato, um médico do SUS volta a ligar para monitorar a evolução da saúde dos pacientes.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

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