Covid-19: Adolescentes são incluídos para receber a dose de reforço

O Ministério da Saúde ampliou a recomendação da primeira dose de reforço contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos.

O Ministério da Saúde ampliou a recomendação da primeira dose de reforço contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos, incluindo gestantes e puérperas desta faixa etária. A nova orientação está em uma nota técnica publicada nesta sexta-feira (27/5) pela pasta.

Por orientação do Ministério, a dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente.

Caso haja indisponibilidade da vacina, a Coronavac pode ser utilizada. Os dois imunizantes são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária.

No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser usada A escolha do imunizante mais adequado para o reforço foi baseada em critérios imunológicos, eventos adversos, disponibilidade do imunizante e cenário epidemiológico.

Antes do anúncio, a dose de reforço era recomendada para a população acima de 18 anos, quatro meses após a aplicação da segunda dose. O Ministério da Saúde também orienta a população acima de 60 anos e pessoas imunocomprometidas a tomarem a segunda dose de reforço, quatro meses após a primeira.

dose de reforço

Mudança na estratégia de vacinação

Na nota técnica, a pasta ressaltou que a mudança na estratégia de vacinação se deve “a redução da resposta imune às vacinas observadas em alguns estudos e a circulação de novas variantes em um cenário onde ainda não atingimos coberturas vacinais ótimas, o reforço ao esquema primário de vacinação se tornou necessário”.

“Com o avanço da vacinação para toda a população no Brasil, foi possível recomendar doses de reforço, inicialmente para grupos prioritários, e neste momento para todas as pessoas com 18 anos ou mais”, diz a nota.

Covid-19: Idosos com 60 anos ou mais são incluídos para receber a segunda dose de reforço

Status da vacinação pelo país

O Rio de Janeiro começou a aplicar nesta segunda-feira (30/5) a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 nos adolescentes de 12 a 17 anos, após a divulgação da ampliação da campanha nacional.

Outro estado que já começou a vacinação desta faixa etária foi São Paulo. No entanto, embora a nota técnica do Governo Federal priorize a vacina da Pfizer, o governo estadual não faz essa distinção entre os dois fabricantes.

De acordo com os últimos dados do consórcio de veículos de imprensa, até a última sexta-feira (27/5), antes da nova recomendação do Ministério da Saúde, a (primeira) dose de reforço foi aplicada em 91.963.534 pessoas, o que corresponde a 42,81% da população brasileira.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo