Covid-19: Alerta da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre o uso de dexametasona

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) emitiu nota de alerta aos pediatras sobre o uso de dexametasona no tratamento da Covid-19 em crianças.

Em 19 de junho de 2020, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) emitiu nota de alerta aos pediatras sobre o uso de dexametasona no tratamento da Covid-19 em crianças.

Na nota, a SBP citou o estudo RECOVERY (Randomized Evaluation of COVid-19 thERapY), que envolveu um número superior a 11.500 pacientes em mais de 175 hospitais do Sistema Nacional de Saúde (National Health Service – NHS) no Reino Unido.

Saiba mais: OMS suspende braço de hidroxicloroquina de estudo sobre tratamento para Covid-19

Criança toma precauções contra a Covid-19, enquanto são realizados estudos sobre a utilização de dexametasona na pediatria.

Características do estudo sobre dexametasona

Nesse estudo, 2.104 pacientes foram randomizados para receber dexametasona 6 mg uma vez ao dia (via oral ou intravenosa) durante dez dias. Esses pacientes foram comparados com 4.321 pacientes randomizados apenas para cuidados habituais.

A dexametasona diminuiu as mortes em um terço nos pacientes em ventilação mecânica e em um quinto em outros pacientes recebendo somente oxigênio.

Veja também: Central Coronavírus: estudo com dexametasona e outras novidades da semana [vídeo]

Mensagem final

De acordo com a SBP, o grupo de avaliação da dexametasona ainda está em fase de recrutamento, e os resultados obtidos no tratamento da Covid-19 em adultos não podem ser extrapolados para pediatria. Além disso, a SBP destaca que o abuso e o uso de corticosteroides orais sem orientação médica podem trazer sérios danos à saúde, como alterações musculoesqueléticas e gastrintestinais, distúrbios hidroeletrolíticos, reações dermatológicas, distúrbios psiquiátricos, alterações nos sistemas endócrino, oftálmico, metabólico, imunológico, hematológico e cardiovascular.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.