Covid-19: Análise de transmissão entre alunos em escolas americanas

Estudo sobre Covid-19 entre funcionários e alunos do jardim da infância até o ensino médio de escolas da área rural de cidade nos EUA.

Sabe-se que a transmissão do vírus SARS-COV-2 entre crianças e adolescentes é significativamente baixa, não havendo grandes relatos de infecção nessa faixa etária. Durante a pandemia a maioria dos colégios, tanto nos Estados Unidos como no mundo inteiro optaram por manter seus alunos em aulas on-line, em casa, a fim de impedir a disseminação do vírus entre os alunos. Porém, a permanência dos estudantes em casa durante tanto tempo vem acarretando outros grandes problemas tanto no âmbito socioeconômico familiar como no emocional das crianças e familiares principalmente em famílias de mais baixa renda. Evidências atuais sugerem que crianças nas escolas não são vetores significativos na transmissão do vírus causador da Covid-19 de uma maneira geral.

Leia também: Reabertura das escolas primárias durante a pandemia

Covid-19: Análise de transmissão entre alunos em escolas americanas

Estudo recente

Devido a esses fatores, foi realizado um estudo no período de 31 de agosto a 29 de novembro entre funcionários e alunos do jardim da infância até o ensino médio de 17 escolas da área rural da cidade de Wisconsin nos Estados Unidos. Todas as pessoas incluídas no estudo, foram orientadas a usarem máscara facial com três camadas, fornecidas gratuitamente pela Legacy Foundation of Central Wisconsin e a manterem um distanciamento social efetivo de um metro e meio. O uso das máscaras era obrigatório dentro das dependências fechadas do colégio e nas áreas abertas sempre que se aproximassem de alguém a menos de um metro e meio de distância. Os alunos eram orientados a sempre permanecerem sentados perto dos mesmos colegas durante as aulas e toda vez que havia um diagnóstico de Covid-19, tanto o aluno quanto seus irmãos eram afastados da aula presencial. Cerca de 92% dos alunos aceitaram e usaram de maneira apropriada a máscara, porém relatos de desconforto em relação ao uso da máscara foram em grande número, independente da idade do aluno. Foram avaliados ao todo 4.876 estudantes e 654 profissionais das escolas. Foram comparados os casos de Covid-19 entre as pessoas que frequentavam a escola e a população geral do condado em questão.

Saiba mais: Pesquisa nos EUA mostra que 31% dos pais manteriam seus filhos longe da escola

No resultado dessa análise evidenciou-se que o número de pessoas testadas positivas no colégio foi em torno de 37% menor que na população geral do condado. Houve 191 (133 estudantes e 58 funcionários) casos em 5.530 de pessoas que testaram positivo pelo método de análise de PCR, gerando uma estatística de 3.543 casos para cada 100.000 pessoas, uma estatística bem menor do que a encontrada na população geral local (5.466 casos para cada 100.000 pessoas). E dos 191 casos de infecção, foi constatado que somente 3,7% estava relacionado a contaminação por Covid-19 dentro das escolas e que ocorreu apenas entre alunos e não entre funcionários, ou seja, apenas 7 casos de Covid-19 ocorreram por contaminação dentro das escolas.

Mensagem final

Essa análise sugere que com as medidas de segurança adequadas, como o uso de máscaras apropriadas e distanciamento social, o retorno as aulas presenciais não coloca os estudantes em um risco maior de contrair SARS-COV-2 em comparação com a exposição normal na comunidade. Apesar do estudo em questão apresentar algumas limitações como uma amostra reduzida, tanto em relação a localidade e etnia da população, além de ser voltado a uma realidade estrutural de ensino de um país economicamente bem desenvolvido, os estudantes de ensino fundamental e médio poderiam retornar a aulas presenciais sem o risco aumentado de contaminação pelo SARS-COV-2, desde que seguidos os protocolos básicos de segurança.

Referências bibliográficas:

  • Falk A, et al. COVID-19 Cases and Transmission in 17 K–12 Schools — Wood County, Wisconsin, August 31–November 29, 2020. MMWR Morb Mortal Wkly Rep 2021;70:136–140. doi: 10.15585/mmwr.mm7004e3external icon.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags