Covid-19: Anvisa alerta que testes para diagnóstico não atestam proteção vacinal

Segundo a agência, esses exames não são para atestar o nível de proteção vacinal contra o novo coronavírus. Saiba mais.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um comunicado alertando que testes disponíveis no mercado para diagnóstico de Covid-19 não devem ser utilizados para atestar o nível de proteção vacinal contra o novo coronavírus. Segundo a agência, os exames não são para essa finalidade.

proteção vacinal contra Covid-19

O alerta

Ainda na publicação, a Anvisa destacou que é importante informar a população que os produtos atuais registrados no Brasil possibilitam apenas a identificação de pessoas que tenham se infectado pelo Sars-CoV-2. Além disso, mesmo quando usados com o objetivo apropriado, os resultados fornecidos pelos testes só devem ser interpretados por profissionais da saúde.

A falta de embasamento científico

Outro destaque da Anvisa foi o reforço do aviso de que não há embasamento científico que relacione a presença de anticorpos contra o Sars-Cov-2 no organismo e a proteção contra a reinfecção pelo novo coronavírus. Desta forma, nenhum dos resultados de testes de anticorpos (neutralizante, IgM, IgG, entre outros) devem ser interpretados como uma garantia de imunidade e nem mesmo indicar algum nível de proteção para uma nova infecção.

Portanto, independentemente do resultado de um exame sorológico feito, deve-se continuar seguindo todas as orientações e cuidados contra o novo coronavírus, como o distanciamento social, uso de máscaras e higienização frequente das mãos, mesmo após a vacinação contra Covid-19.

Os anticorpos neutralizantes

A presença de um vírus no organismo pode trazer a produção de uma resposta imune multifatorial, contando com combinação de diversos fatores. Essa resposta pode contar com a participação de diferentes anticorpos e outros mecanismos de defesa do organismo, que irão atuar em conjunto para combater a infecção viral presente no corpo do paciente.

Porém, não são todos os anticorpos capazes de combater o vírus e impedir a infecção de novas células e sim, apenas uma fração deles, sendo eles denominados de anticorpos neutralizantes, que se desenvolvem em resposta a uma infecção viral ou à vacinação. Estes são os grandes responsáveis pela defesa do organismo, evitando a entrada do vírus nas células e a sua replicação.

Diante da complexidade do Sars-CoV-2, a avaliação de proteção ao vírus, seja por vacinação ou a possibilidade de imunidade pós infecção, requer estudos e ensaios minuciosos que comprovem a capacidade de neutralização dos anticorpos, além da quantidade necessária para gerar proteção e por quanto tempo eles ficam ativos no organismo. Portanto, é importante que mais estudos científicos sejam realizados, com o objetivo de trazer ainda mais respostas sobre a defesa imunológica ao Sars-Cov-2.

Como os testes disponíveis no mercado podem ser prejudiciais

Desse modo, a utilização de produtos disponíveis no mercado com a finalidade de medir o efeito da vacina pode viabilizar uma análise errada dos resultados e acarretar comportamentos indevidos em tempos de pandemia pela falsa sensação de proteção a partir do resultado do exame.

Leia também: Covid-19: Aprovada com restrições a importação excepcional de doses da Covaxin e Sputnik V no Brasil

A Anvisa reforça que é fundamental que os produtos para diagnóstico in vitro aprovados no Brasil sejam utilizados exclusivamente com o propósito para o qual foram desenvolvidos, expresso nas instruções de uso apresentadas pela empresa no momento do registro desses produtos junto à Anvisa.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades