Covid-19: Bio-Manguinhos/Fiocruz recebe o registro da vacina 100% nacional

A Anvisa aprovou a inclusão do IFA no país terá uma vacina 100% nacional, com todas as etapas de produção realizadas no Brasil. 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a inclusão do insumo farmacêutico ativo (IFA) fabricado por Bio-Manguinhos/Fiocruz na fabricação da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca. Essa decisão representa um importante avanço para a ciência brasileira, uma vez que o país terá uma vacina 100% nacional, com todas as etapas de produção realizadas no Brasil. 

Para tomar essa decisão, os técnicos da agência avaliaram a equivalência do processo produtivo, comprovando que as vacinas produzidas com o IFA de Bio-Manguinhos/Fiocruz possuem a mesma eficácia, segurança e qualidade daquelas processadas com o ingrediente importado, seguindo as mesmas etapas do processo produtivo e metodologias analíticas exigidas mundialmente.    

“Ter uma vacina 100% nacional para a Covid-19 produzida em Bio-Manguinhos/Fiocruz é uma grande conquista para a sociedade brasileira. E a pandemia deixou clara a necessidade dos insumos farmacêuticos ativos para a produção de vacinas. Com essa aprovação conquistamos uma vacina 100% produzida no país, garantindo a autossuficiência do nosso Sistema Único de Saúde (SUS) para essa vacina, que vem salvando vidas e contribuindo para a superação dessa difícil fase histórica do Brasil e do mundo”, destacou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. 

vacina nacional

Certificação de Boas Práticas de Fabricação 

Bio-Manguinhos/Fiocruz já havia recebido da Anvisa a Certificação de Boas Práticas de Fabricação do novo insumo em maio de 2021, garantindo que a linha de produção cumpre com todos os requisitos necessários para a garantia da qualidade do IFA. 

De acordo com o diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, o deferimento do registro da vacina Covid-19 100% nacional demonstra a capacitação do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos no estabelecimento de um processo produtivo de alta complexidade. 

“Mais do que isso, representa o cumprimento do nosso papel como laboratório oficial do Ministério da Saúde, incorporando tecnologias essenciais para o Brasil e trazendo soluções para a saúde pública”, complementou Maurício Zuma. 

Segundo o portal da Fiocruz, a absorção da tecnologia foi realizada em apenas um ano, tempo recorde, e atendendo às necessidades do momento pandêmico. Vale ressaltar que procedimentos nos mesmos moldes costumam levar cerca de dez anos para serem desenvolvidos. 

Bio-Manguinhos/Fiocruz é selecionado como hub da OMS para vacina de mRNA 

Outra notícia importante para a ciência brasileira é que Bio-Manguinhos/Fiocruz foi selecionada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como centro para desenvolvimento e produção de vacinas com tecnologia de RNA mensageiro na América Latina. 

Mais de 30 empresas e instituições científicas latino-americanas, se candidataram em abril do ano passado com o objetivo de aumentar a capacidade de produção e ampliar o acesso às vacinas contra a Covid-19 nas Américas. 

Os promissores avanços no desenvolvimento tecnológico de uma vacina de mRNA contra a Covid-19, atualmente em estágio pré-clínico, viabilizaram a decisão.

Leia também: Primeira unidade da Universidade de Oxford nas Américas será construída no Brasil

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço da OMS nas Américas, vai colocar à disposição da Fiocruz especialistas internacionais com experiência nos diferentes aspectos de desenvolvimento e produção de vacinas. 

“O desenvolvimento de uma vacina da Fiocruz de mRNA é um passo fundamental para que o Brasil detenha o domínio tecnológico de duas plataformas fundamentais para o avanço no desenvolvimento de imunobiológicos. Com esse projeto e o apoio da OMS, estamos reafirmando nosso compromisso com a ciência e a tecnologia a serviço da população”, comemorou Nísia Trindade Lima.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.