Covid-19: CDC expande lista de fatores de risco para evolução com gravidade

Com base em uma revisão detalhada de conteúdos publicados até momento, o CDC atualizou lista de fatores de risco para evolução com gravidade na Covid-19.

A pandemia de Covid-19 ainda preocupa por seus números de infectados e de casos graves, já tendo chegado à marca de mais de 50 mil óbitos no Brasil. Com base em uma revisão detalhada de conteúdos publicados até momento, o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) atualizou lista de quem corre maior risco de evoluir com gravidade, caso infectado pelo SARS-CoV-2.

Como já sabíamos, os idosos e pessoas com comorbidades continuam no centro das preocupações. Porém, agora algumas condições subjacentes endossaram a nossa lista.

cadastro portal

médicos levando maca de paciente com fatores de risco para covid-19

Novos fatores de risco para Covid-19

Segundo o CDC, os ajustes nos fatores de risco, foram:

  1. Remoção do limite de idade específico da classificação de adultos mais velhos. Agora, o risco aumenta constantemente à medida que você envelhece, e não são apenas aqueles com mais de 65 anos que têm maior risco de doenças graves.
  2. Atualização da lista de condições médicas subjacentes que aumentam o risco de doenças graves, agora temos: doença renal crônica; doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); obesidade (IMC de 30 ou mais); estado imunocomprometido (sistema imunológico enfraquecido) do transplante de órgão sólido; condições cardíacas graves, como insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana ou cardiomiopatias; anemia falciforme; diabetes tipo 2.
  3. Outras condições que podem aumentar o risco de uma pessoa ter doença grave: asma, hipertensão, condições neurológicas (demência, AVC) e gravidez.

Leia também: Covid-19 na gravidez: características de gestantes com infecção confirmada

Fatores de risco versus abertura gradual

Apesar de alguns lugares no Brasil, viverem um clima de abertura gradual de atividades comerciais e de lazer, precisamos estar atentos aos fatores de risco e à curva de casos nessas regiões. Todo contato com outras pessoas tem algum grau de risco no momento. Saber se seu paciente corre um risco aumentado de doença grave e entender os riscos associados a diferentes atividades da vida diária pode ajudá-lo a tomar decisões sobre em que momento retornar às atividades.

Veja mais: Existe uma inter-relação entre diabetes e Covid-19?

Neste contexto, todos devem continuar a contribuir para implementação de estratégias de prevenção, como priorizar atividades em que o distanciamento social pode ser mantido, lavar as mãos, limitar o contato e desinfetar superfícies comumente tocadas ou itens compartilhados e usar máscaras de pano quando estiver com outras pessoas com quem não reside.

Referência bibliográfica:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.