Covid-19 e neurologia: AVC de grandes vasos como apresentação de Covid-19 em jovens

Recentemente foi publicado um comunicado relatando 5 casos de adultos jovens, que foram diagnosticados com AVC e deram resultado positivo para Covid-19.

Recentemente, o The New England Journal of Medicine publicou um comunicado de caráter informativo, relatando 5 casos de adultos jovens (todos com menos de 50 anos), que foram diagnosticados com AVC de grandes vasos e, ao mesmo tempo todos tiveram resultados positivos para SARS-COV-2, ou seja Covid-19.

Sobre os pacientes observados

A idade dos pacientes eram: 33, 37, 39, 44 e 49 anos de idade; sendo quatro homens e uma mulher (paciente mais jovem). Desses 5 pacientes, apenas um paciente tinha histórico de AVC, sendo o único que fazia uso de medicações regulares (AAS e atorvastatina), dois pacientes diabéticos e dois pacientes totalmente hígidos. Em relação aos sintomas do Covid-19, 2 pacientes eram assintomáticos, e o restante apresentava febre, tosse, cefaleia e letargia.

Leia também: Neurologia e coronavírus: relatado primeiro caso de encefalite associada à infecção

No exame de admissão no serviço de emergência, os 5 casos tinham um NIHSS score (escala quantitativa da severidade e magnitude do déficit neurológico após o Acidente Vascular Cerebral) em torno de 17, o que, pela magnitude, é compatível com AVC ocorrendo em grandes vasos. O local da oclusão referido, nesses pacientes, foi em artéria carótida interna, artéria cerebral média e artéria cerebral posterior.

Sobre o estudo

No estudo retrospectivo realizado em Wuhan, epicentro da epidemia na China, a incidência de AVC em pacientes hospitalizados com Covid-19, foi de aproximadamente 5%, sendo o paciente mais jovem com 55 anos. Presume-se que o mecanismo esteja relacionado a coagulopatia e disfunção endotelial. Esta não a primeira correlação de AVC e coronavírus, sendo em 2004, tal condição foi relacionada com surto de SARS-COV1, em Singapura.

Por fim, o artigo chama atenção para uma correlação importante. O distanciamento social, o isolamento e a relutância para procurar atendimento em emergência devido a pandemia, podem contribuir para piores desfechos, exemplificando que dois dos pacientes demoraram a chamar a ambulância por receio de serem levados ao hospital.

Referências bibliográficas:

  • Oxley TJ, et al. Large-Vessel Stroke as a Presenting Feature of Covid-19 in the Young. [internet] The New Eng Journ of Med. 2020 Abr 28. doi: 10.1056/NEJMc2009787.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.