Covid-19 e seus impactos para o paciente hematológico

Estudos nos fazem refletir, enquanto profissionais de saúde, em como o paciente hematológico está suscetível aos riscos da Covid-19.

A doença Covid‐19 resulta da infecção por síndrome respiratória aguda grave, por coronavírus 2 (SARS ‐ CoV ‐ 2). No caso do paciente hematológico, que apresenta condições de saúde imunocomprometidas devido a malignidade do seu diagnóstico e ao tratamento quimioterápico, que ataca não só as células malignas, seu acompanhamento inspira cuidados e seu sistema imunológico comprometido o faz ser mais suscetível a contrair a Covid-19.

Alguns estudos referentes ao tema nos fazem refletir, enquanto profissionais de saúde, em como estes pacientes estão suscetíveis aos riscos deste vírus que assola o mundo.

Estudos nos fazem refletir, enquanto profissionais de saúde, em como o paciente hematológico está suscetível aos riscos da Covid-19.

Covid-19 e o paciente

Um relatório chinês realizado no início da pandemia, estimava o risco de um paciente oncológico contrair o vírus como sendo duas vezes maior que o da população em geral. O mesmo estudo ainda mostrava que, se este paciente oncológico contraísse o vírus, sua chance de ir para UTI, utilizar ventilação invasiva ou morrer, era maior em comparação a um paciente sem acometimento oncológico.

De acordo com dados do ASH Research Collaborative Covid-19 Registry for Hematology, pacientes hematológicos apresentam taxa de mortalidade de 20% para pacientes que não precisam de hospitalização, e de 33% para aqueles que precisam ser hospitalizados.

Podemos dizer que a doença Covid-19 alterou consideravelmente toda a dinâmica de tratamento onco-hematológico, enquanto as instituições de saúde e os profissionais estudam e implementam novos protocolos para a adaptação de espaço físico com o importante distanciamento social e uso de equipamento de proteção individual. Dentre estes, destacamos o uso do capote descartável, máscara e óculos, bem como a desinfecção das mãos e materiais para atender os pacientes.  Medidas protetivas complementares para o paciente e seus familiares também foram disseminadas, tais como: o uso de máscara, apenas um acompanhante, quando necessário durante o atendimento, e redução no número de pacientes atendidos por dia, a fim de diminuir o risco de aglomeração, dentre outros cuidados.

Além destes, temos as importantes transfusões sanguíneas que são frequentes e necessárias para este tipo de paciente. Como estas estão ocorrendo?

Segundo estudo realizado em um serviço hemoterápico, a diminuição das doações de sangue e os estoques sanguíneos nos hemocentros e hospitais vem diminuindo cada vez mais. Além disto, foi observado considerável aumento do tempo de espera devido à restrição e alteração dos horários de atendimento. Vemos ainda campanhas na mídia e grandes adaptações dos serviços de saúde que objetivam a manutenção destes estoques em números adequados para atenderem à demanda de pacientes hematológicos, bem como aqueles que necessitam de atendimento em clínicas de urgência, emergência, cirúrgicas e oncológicas.

Vale ressaltar que os pacientes onco-hematológicos acima de 18 anos devem receber a vacina para Covid-19, mesmo quem já foi acometido pela doença.

Os pacientes com anemia falciforme também recebem indicação para receber o imunizante, pois estudos mostraram que este grupo tem taxa de mortalidade de 10%, em relação a 3,3% da população geral.

Porém, pacientes hematológicos que não tem sua imunidade comprometida devem aguardar seu momento de tomar a vacina, de acordo com a classificação de faixa etária.

Manter medidas restritivas, o uso adequado de máscara, a higienização adequada das mãos e respeitar os grupos prioritários da vacinação são coisas simples que todos nós podemos fazer para ajudar no controle desta triste realidade que estamos vivendo.

Referências bibliográficas:

  • Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (BR). Vacinação para Covid-19 em pacientes com doenças hematológicas-atualizações 04. [Internet]. 2021. (Acesso 21/03).
  • Souza MKB. Medidas de distânciamento social e demandas para reorganização dos serviços hemoterápicos no contexto da Covid-19. 2020; Ciência saúde coletiva, vol 25 no.12.
  • The Oncologist. ASH Registry Oferece Insights sobre Covid-19 em Pacientes com Malignidades Hematológicas. Vol 26, Ed S1, 2021, S17-S18.
  • Visani G, Chiarucci M, Guiducci B, et al. Impacto do SARS-CO V-2 em uma Enfermaria Hematológica Baseada na Comunidade em uma Zona Vermelha Italiana. Ann Hematol 99, 1677-1678. 2020.

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.