Covid-19 em crianças e adolescentes com neoplasias hematológicas

Sabe-se que portadores de determinadas comorbidades, como neoplasias, estão sob maior risco de complicações pela Covid-19.

Estatísticas recentes apontam mais de 270 milhões de casos de Covid-19 no mundo, com a taxa de óbitos ultrapassando a marca de 5 milhões. Sabe-se que portadores de determinadas comorbidades, como neoplasias, estão sob maior risco de complicações, incluindo síndrome do desconforto respiratório agudo, falência de múltiplos órgãos e morte. Muito se vem estudando sobre características clínicas e epidemiológicas que possam representar maior risco de infecção e de complicações relacionadas a ela. Vários estudos mostram que câncer é um fator de risco.

Recente publicação mostrou as características demográficas, os achados clínicos e os desfechos de crianças e adolescentes admitidos no National Cancer Institute, durante período de três meses, para realização de medidas de suporte e quimioterapia. Dos 75 pacientes, 24 apresentaram neutropenia febril e foram submetidos à tomografia computadorizada de tórax e a swab de nasofaringe para pesquisa de SARS-CoV-2.

Leia também: Anvisa autoriza vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

Covid-19 em crianças e adolescentes com neoplasias hematológicas

Achados do estudo

A mediana de idade dos pacientes com neutropenia febril foi de 7 anos, e 62,5% eram do sexo masculino. Em relação à neoplasia, 50% tinham leucemia linfoblástica aguda (LLA), 17% tinham leucemia mieloide aguda (LMA) e 12% tinham linfoma; os restantes (21%) tinham algum tumor sólido (ex.: sistema nervoso central, osso, rim).

Nesse grupo de crianças e adolescentes, a pesquisa de Covid-19 foi positiva em 7 (29%) casos: três com LLA, dois com LMA, um com linfoma e outro com tumor de Wilms. Todos eles apresentavam neutropenia, trombocitopenia e linfopenia, e não foi observada diferença significativa na contagem de leucócitos, neutrófilos e linfócitos entre os pacientes com e sem Covid-19. Por outro lado, a mediana de proteína C reativa (PCR) foi maior entre os indivíduos com a infecção viral, apesar de não ter havido significância estatística.

Em relação aos achados tomográficos, 28,5% dos exames revelaram opacidades em vidro fosco bilateralmente, enquanto que 71,5% das tomografias foram normais. Novo exame de imagem foi realizado, após 7-14 dias da admissão, em seis pacientes — um paciente foi a óbito antes da reavaliação por imagem. A segunda tomografia mostrou consolidação e alterações intersticiais em 42,8% dos casos e permaneceu normal nos demais indivíduos.

As medidas terapêuticas adotadas foram baseadas em protocolos locais, considerando-se as recomendações da Organização Mundial de Saúde na época. As medicações prescritas foram hidroxicloroquina (6,5-10 mg/kg – dose máxima de 400 mg – de 12/12 horas no primeiro dia, seguido de 3,25-5 mg/kg de 12/12 horas por nove dias) e azitromicina (12 mg/kg/dia – dose máxima de 500 mg – por cinco dias). A dose de oseltamivir (duas vezes ao dia, por cinco dias) variou de acordo com o peso corporal: 75 mg se >40 kg; 60 mg se >23-40 kg; e 45 mg se >15-23  kg. Além disso, foram administradas antibioticoterapia empírica de amplo espectro (cefalosporina de quarta geração e carbapenêmico) e profilaxia antifúngica (voriconazol). Cerca de metade dos pacientes com Covid-19 (42,8%) recebeu metilprednisolona (1 mg/kg de 12/12 horas por cinco dias) por insuficiência respiratória.

Saiba mais: Covid-19: bebês de até dois anos representam metade dos óbitos de crianças e adolescentes

O swab de nasofaringe foi repetido após sete dias e posteriormente a cada 72 horas. A negativação do PCR ocorreu em duas semanas em um indivíduo e em cinco semanas em outros três. Nos três casos restantes, o exame persistiu positivo, e todos tiveram desfechos desfavoráveis.

Dos sete pacientes pediátricos com neutropenia febril e Covid-19, dois foram transferidos para unidade de tratamento intensivo (UTI) por insuficiência respiratória aguda e dessaturação, enquanto que outro necessitou de terapia intensiva devido à progressão da neoplasia e choque séptico. As taxas de mortalidade foram de 43% e 11% nos grupos com e sem Covid-19, respectivamente.

Discussão do estudo

Na população estudada, infecção grave com necessidade de leito em UTI e óbito ocorreram em 42,8% dos casos de Covid-19 em crianças e adolescentes com câncer. Tal dado corrobora achados de estudos prévios, que mostraram maior morbidade e mortalidade entre pacientes oncológicos infectados pelo novo coronavírus. No entanto, alguns autores já mostraram resultados divergentes. As diferenças podem ser atribuídas ao tipo de neoplasia e a outras características dos pacientes.

Outro achado do estudo apresentado foi a hiperferritinemia nos casos de Covid-19. Sabe-se que a ferritina é um marcador de fase aguda e seu aumento relaciona-se a pior prognóstico nos pacientes com neoplasias hematológicas. Sendo assim, a estratificação de risco na Covid-19 baseada apenas nos valores de ferritina tem papel limitado na presença de cânceres hematológicos. Outros parâmetros laboratoriais que devem ser analisados com cuidado em pacientes oncológicos infectados pelo coronavírus são a plaquetometria, a contagem de linfócitos e a PCR, porque a própria doença de base e/ou o seu tratamento podem interferir nos seus valores.

Os autores concluíram que malignidades hematológicas, particularmente quando em atividade (não atingiram remissão), são fatores de risco para Covid-19. E, nesses casos, as alterações laboratoriais secundárias à neoplasia podem prejudicar a avaliação da gravidade da infecção.

Referências Bibliográficas:

  • Hamdy R, El‐Mahallawy H,  Ebeid E. COVID‐19 infection in febrile neutropenic pediatric hematology oncology patients. Pediatric Blood & Cancer. 2021 Feb;68(2):e28765. doi: 10.1002/pbc.28765.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.