Covid-19 em crianças: epidemiologia da doença em 2021

Com o cenário de crescimento de novos casos no Brasil é importante monitorar o comportamento de Covid-19 em crianças e adolescentes.

Os estudos ainda não evidenciaram o real motivo para que os casos de Covid-19 na população mundial de crianças e adolescentes, sejam em sua maioria assintomáticos ou de apresentação leve. Algumas hipóteses sugerem uma menor expressão de receptores celulares ao vírus SARS-CoV-2, a possibilidade de crianças e adolescentes terem uma exposição recente a outros coronavírus, proteção cruzada, imunidade inata mais desenvolvida, entre outros.

Diante de um cenário de crescimento exorbitante de novos casos da doença no Brasil, no ano de 2021, é importante monitorar o comportamento da doença em crianças e adolescentes e verificar possíveis alterações relacionadas ao aumento de desfechos desfavoráveis nesse grupo.

Para uma real análise da situação do comportamento da doença na faixa etária de 0 a 19 anos, a Sociedade Brasileira de Pediatria, com base nos dados do Ministério da Saúde, comparou as taxas de hospitalizações e óbitos associados a doença, nos dois anos.

Com o cenário de crescimento de novos casos no Brasil é importante monitorar o comportamento de Covid-19 em crianças e adolescentes.

Covid-19 em crianças

Constatou-se uma redução do número de hospitalizações por Covid-19 de 14.638 no ano de 2020, para 2.057 no ano de 2021. Os óbitos infantojuvenis por Covid-19 também tiveram uma queda de 1.203, no ano de 2020, para 121 óbitos em 2021. A taxa de letalidade da doença na faixa etária de 0 a 19 anos está em queda, no ano de 2021.

Os desfechos com hospitalizações de casos graves e mortes nessa faixa etária não apresentou evidências de aumento nos três primeiros meses de 2021, apesar do avanço do número de casos de Covid-19 na população em geral.

No que tange imunização, os primeiros resultados dos testes iniciais das vacinas contra Covid-19 em crianças e adolescente, começaram a ser divulgados no último dia 22 de março, pela Sinovac. As primeiras evidencias mostraram que a vacina Coronavac é segura e eficaz contra Covid-19 na faixa etária de 3 a 17 anos, mostrando inclusive uma produção maior de anticorpos nessa população. Até o presente momento, esses dados ainda não foram publicados em periódicos científicos.

Apesar dos dados epidemiológicos citados, é importante lembrar que, no momento, há um aumento na incidência de quadros respiratórios acometidos pelo retorno sazonal da circulação do vírus sincicial respiratório (VSR) e outros vírus em algumas regiões do país, responsáveis pelo aumento das taxas de hospitalizações em crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Referências bibliográficas:

 

 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.