Covid-19 em imunossuprimidos – parte I: como a doença age em receptores de transplante de órgãos?

Sabe-se que algumas condições estão associadas com um maior risco de desenvolvimento de doença grave por SARS-CoV-2, Covid-19, como os imunossuprimidos.

Sabe-se que algumas condições estão associadas com um maior risco de desenvolvimento de doença grave por SARS-CoV-2 (coronavírus causador da Covid-19). A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta determinadas comorbidades, como neoplasias, doença renal crônica, DPOC, imunossupressão, obesidade, cardiomiopatias, DM 2 e anemia falciforme, como relacionadas a maior possibilidade de doença grave de forma independente da idade, enquanto outras, como asma, DM 1, gestação, doença cerebrovascular e hipertensão, podem estar associadas a um maior risco.

Covid-19 em imunossuprimidos

Embora a imunossupressão seja colocada entre as condições relacionadas a maior risco de pior evolução, poucos dados na literatura estão disponíveis sobre o comportamento da infecção por SARS-CoV-2 nessa população. Além disso, diversas condições podem, por mecanismos diferentes, levar a estados de imunocomprometimento, e, portanto, diferentes formas de imunossupressão podem estar relacionadas a diferentes graus de risco.

Indivíduos submetidos a transplantes de órgãos sólidos são imunossuprimidos pelo uso de medicamentos utilizados com o objetivo de prevenir o desenvolvimento de rejeição ao órgão transplantado. O grau de imunossupressão pode variar com o tipo de transplante, do tempo decorrido do procedimento e das drogas utilizadas.

Leia também: Falta de protocolo de tratamento para a Covid-19 é o maior desafio para profissionais

A maior parte das evidências em relação ao comportamento da infecção por SARS-CoV-2 em receptores de órgãos sólidos é derivada de relatos e séries de casos, editoriais e estudos de coorte, com notada ausência de estudos com desenhos mais robustos, como ensaios clínicos randomizados.

cadastro portal

Características e apresentação clínica

Alguns trabalhos de coorte descreveram as características e a apresentação clínica inicial de pacientes transplantados de órgãos sólidos.

Um estudo retrospectivo realizado em dois centros de referência de transplantes nos EUA publicou resultados referentes a pacientes diagnosticados com Covid-19 por meio de RT-PCR. O curso da doença foi dividido em leve (pacientes ambulatoriais), moderado (hospitalização em enfermaria) ou grave (necessidade de CTI, VM ou morte).

Durante o período das três semanas iniciais da epidemia na cidade de Nova Iorque, foram identificados, nos dois centros, 90 pacientes com infecção por SARS-CoV-2, sendo 51% receptores de transplante de rim, 19% receptores de pulmão, 14% de fígado, 10% receptores de coração, 3% de transplante duplo coração-rim, 1% de transplante fígado-rim e 1% rim-pâncreas. A média de tempo entre o transplante e o diagnóstico de Covid-19 foi de 6,64 anos, mas 3% estavam no primeiro mês e 14%, no primeiro ano pós-transplante.

Desses pacientes, 24% apresentaram doença leve, 46% apresentaram doença moderada e 30%, doença grave. Pacientes mais graves tinham maior probabilidade de também terem hipertensão e neoplasia ativa, além de serem mais velhos, mas outras comorbidades associadas a maior risco de pior evolução não diferiram entre os que tiveram doença leve ou moderada e os que apresentaram doença grave. Não houve correlação entre o tipo de transplante e a gravidade da doença.

Os sintomas mais comuns foram febre (70%), tosse (59%), dispneia (43%), diarreia (31%), fadiga (28%) e mialgia (24%). A presença de dispneia foi o único sintoma associado à presença de doença grave de forma significativa. Entretanto, os autores destacam a alta prevalência de diarreia, considerada como manifestação atípica de Covid-19.

Uma análise prospectiva de uma coorte europeia de pacientes que foram submetidos a transplante de fígado (Bechetti et al., 2020) também avaliou a apresentação clínica da infecção por SARS-CoV-2, com achados semelhantes.

Veja mais: Desafios da Covid-19: A recorrência ou reinfecção são possíveis?

Dos 57 pacientes incluídos na análise, 19% estavam no primeiro ano pós-transplante, enquanto 37% possuíam mais de 10 anos do procedimento. A maioria dos participantes apresentava alguma comorbidade concomitante: 56% possuíam hipertensão arterial, 37%, DM, 27%, doença renal crônica, 23%, doença respiratória e 9% apresentavam neoplasia ativa. Doenças cardiovasculares foram mais frequentes em pacientes com mais tempo de transplante.

Os sintomas mais comuns foram febre (79%), tosse (55%), dispneia (46%), fadiga ou mialgia (56%), sintomas gastrointestinais (33%) e anosmia ou disgeusia (7%). Os pacientes com sintomas gastrointestinais geralmente apresentaram-se com mais de um sintoma, sendo diarreia o mais frequente (28%). Outros sintomas inespecíficos relatados incluíram perda de apetite, cefaleia e dor de garganta.

Febre e dispneia foram mais frequentes nos pacientes com mais de dez anos de transplante, enquanto febre e tosse foram significativamente menos prevalentes nos pacientes com menos de um ano de transplante.

Desfechos clínicos e mortalidade

Para desfechos clínicos, o primeiro estudo analisa somente os pacientes hospitalizados, portanto, os que, por definição, apresentaram doença moderada e/ou grave: 19% não precisaram de suporte ventilatório, enquanto 35% necessitaram de ventilação mecânica. Nenhum paciente necessitou de ECMO e não houve registro de complicações tromboembólicas ou rejeição ao enxerto depois do diagnóstico de infecção por SARS-CoV-2.

A taxa de mortalidade foi de 18% avaliando todos os 90 pacientes, 24% no grupo dos pacientes hospitalizados e 52% nos pacientes que necessitaram de internação em CTI. A comparação com pacientes com Covid-19 não transplantados e que necessitaram de hospitalização mostrou que os pacientes transplantados dessa coorte apresentaram maiores taxas de doença grave (39% vs. 6,1%) e de mortalidade (24% vs. 1,4-4,3%).

Uma revisão sistemática realizada por Nacif et al. (2020) avaliou 24 artigos publicados sobre o tema, compreendendo receptores de transplante de fígado (11 artigos) e rim (14 artigos), além de 1 artigo com transplante duplo fígado-rim. A taxa de mortalidade encontrada foi de 25,64% na população geral de transplantados e de 52,94% em pacientes com mais de 60 anos.

Na mesma revisão, foram incluídos dados de 16 receptores de fígado, tanto adultos quanto crianças. A taxa de mortalidade foi de 37,5%, sendo 59 anos a idade do paciente mais jovem a evoluir para óbito. Em relação a transplante de rim, foi encontrada a descrição de 23 casos. A taxa de mortalidade nessa subpopulação foi de 17,4%, com todos os pacientes que morreram apresentando mais de 70 anos.

Na coorte europeia de transplantados de fígado, dos 57 pacientes avaliados, 54% receberam oxigenoterapia de suporte, com 7% necessitando de ventilação mecânica. No geral, 28% dos pacientes foram tratados de forma ambulatorial, enquanto 72% foram hospitalizados, sendo 10% admitidos em CTI em algum momento. Dezenove por cento evoluíram para SARA.

A taxa de mortalidade geral foi de 12%, aumentando para 17% entre os pacientes hospitalizados. Diferente dos estudos anteriores, essa taxa de mortalidade foi considerada semelhante à da população geral com Covid-19 hospitalizada, estimada em 15-22%.

Leia mais: Rituximabe e Covid-19: pacientes recebendo anticorpo monoclonal têm pior prognóstico?

Manejo de imunossupressão

A política de ambos os centros nova-iorquinos era no geral, de reduzir moderadamente a imunossupressão dos pacientes, com ênfase em diminuir ou parar antimetabólitos, como micofenolato e azatioprina, o que aconteceu em 88% dos pacientes avaliados no estudo em questão. Sete por cento dos pacientes tiveram a dose de corticoides e 18%, de inibidores de calcineurina, diminuída ou interrompida.

Conduta semelhante foi adotada nos receptores de transplante de fígado avaliados por Bechetti et al. Redução de imunossupressão foi realizada em 39% dos pacientes, enquanto 7% tiveram todos os imunossupressores interrompidos. Antimetabólitos foram as drogas mais frequentemente descontinuadas e inibidores de calcineurina, as que mais frequentemente foram reduzidas.

O consenso da American Association for the Study of Liver Diseases (AASLD) recomenda que, em pacientes transplantados de fígado imunossuprimidos com diagnóstico de Covid-19, considere-se reduzir a dose de prednisona, mantendo uma dose suficiente para evitar insuficiência adrenal, reduzir as doses de azatioprina ou micofenolato, principalmente na presença de linfopenia, febre ou piora de pneumonia, e reduzir, mas não interromper, a dose de inibidores de calcineurina, principalmente na presença de linfopenia, febre ou piora de pneumonia. As recomendações da Sociedade Britânica de Transplantes, em conjunto com a The Renal Association, são semelhantes.

Mensagens práticas

  • Na maioria das coortes descritas, pacientes receptores de transplantes de órgãos sólidos apresentaram maiores taxas de doença grave e de mortalidade do que as descritas para pacientes não transplantados;
  • Além da imunossupressão, receptores de órgãos sólidos frequentemente apresentam outras comorbidades associadas a maior risco de doença grave por SARS-CoV-2, como doenças cardiovasculares e neoplasias em atividade;
  • Assim como na população geral, maior idade foi um fator importante para mortalidade nos pacientes transplantados com diagnóstico de Covid-19;
  • Sintomas típicos de Covid-19 foram os mais frequentes também entre os transplantados de órgãos sólidos, como febre, tosse e dispneia. Entretanto, sintomas gastrointestinais, especialmente diarreia, foram muito prevalentes nessa população;
  • Em geral, pacientes com doença leve e manejo ambulatorial não sofreram alteração no esquema imunossupressor, enquanto o mesmo foi reduzido ou interrompido naqueles com evolução mais grave, o que está de acordo com as recomendações de sociedades internacionais de transplante. Antimetabólitos, como micofenolato, foram as drogas preferencialmente reduzidas.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.